Barra do Choça terá Unidade de Moagem e Torrefação de Café

vestibular fainor 2014.2

onde-4647-2-27522

A Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), firmaram convênio no valor de 770 mil reais para a construção da unidade de torrefação e compra de um caminhão baú, que fará o transporte da produção cafeeira.

O convênio permitirá a construção de uma indústria de moagem e torrefação do café, que além de agregar valor e melhorar a qualidade final do produto, vai contribuir com a redução dos gastos dos pequenos produtores. Desse modo o trabalho que antes era feito via atravessadores de outras cidades da região, agora será realizado em Barra do Choça, diminuindo em média 20% do custo para os cafeicultores.

COOPERBAC

Com a ausência de uma indústria deste porte, cada cafeicultor terceiriza a torrefação de parte da produção. Para torrar e embalar aproximadamente cem sacas de café, o pequeno produtor desembolsa em média, três mil reais não incluindo o valor do frete, necessário para transportar a carga até Vitória da Conquista, onde é feita a maioria da torrefação.

Com seis anos de existência, a Cooperbac conta hoje com 149 produtores cooperados, que produzem em média oito mil sacas de café anualmente.

Texto: Karine Carvalho – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC



Economia, Sudoeste

Comentário(s)


3 responses to “Barra do Choça terá Unidade de Moagem e Torrefação de Café

  1. Parabéns,Barra do Choça!!!!!A região do Café ñ pode se dar ao luxo de seguir o exemplo da região cacaueira,no SUL DA BAHIA ou da Região LEITEIRA(ITAPETINGA E REGIÃO).Itabuna,Ilhéus e toda a região foram os maiores produtores de “Cacau”por centenas de anos porém, para se tomar um chocolate, esse é moído,e embalado,industrializado em outros Estados, do Rio Grande do Sul a Minas Gerais aliás,como ainda é hoje,resultado a região sul quebrou e se quer uma fábrica de porte de chocolate existe.Hoje em Vitória da Conquista compramos leite em pó ou longa vida, ACHOCOLATADOS LÍQUIDOS, manteiga ,queijos etc, produzidos em Minas Gerais,Goiás,Mato Grosso,Espirito Santo,Alagoas e até em Sergipe,menos da Bahia.Cafés,solúvel e outros tipos de cafés finos,compramos e tomamos os produzidos em Minas Gerais,Espirito Santo,São Paulo e até de Sergipe…. menos da Bahia…….

  2. Forneço biomassa de cavaco de eucalipto, mdf ou misturado, produto certificado de alta qualidade e ótimos preços,entregamos em toda bahia. Tel 73 8865-8664.

  3. Olá , estive na FENAGRO como em todos os anos anteriores e desta vez tive a sorte de adquirir o café COOPERBAC. Que delícia e gostaria de saber se o encontrarei em Salvador? Desde já agradeço

Comentários fechados