Portões fechados: professores da Uesb paralisaram as atividades hoje (terça-feira)

parque logistico

DSC_0266

Durante todo o dia de hoje (terça-feira) professores e servidores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão paralisados. Em Vitória da Conquista, vários docentes fecharam os portões da instituição e com faixas protestaram contra a redução de verba destinada pelo Governo do Estado para a Universidade.

A paralisação também atinge Itapetinga e Jequié. Segundo a categoria, a comunidade acadêmica tem sofrido com a falta de professores, salas de aula, infraestrutura, bem como condições precárias de estudo e trabalho. Como forma de combater os problemas, o Movimento defende 7% da receita líquida de impostos (RLI) para o orçamento das Universidades.

Professores estamparam uma camisa em protesto a falta de verbas para as universidades estaduais baianas
Professores estamparam uma camisa em protesto a falta de verbas para as universidades estaduais baianas

Ainda de acordo com os docentes, a crise orçamentária que já pairava nas Universidades Estaduais em 2013 se agravou consideravelmente este ano com a redução de quase 12 milhões nas verbas de investimento e custeio. No mês passado, o governo anunciou que não pretende ampliar o quadro de vagas para docentes em 2014. A autorização para contratação de professores substitutos poderá ocorrer apenas mediante comprovação de dotação orçamentária. No entanto, o Fórum de Reitores já anunciou ao governo os problemas financeiros vividos pelas Ueba. Tal situação pode inviabilizar até mesmo a contratação de substitutos.



Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)