Em 13 anos, população de Vitória da Conquista cresceu em 30%; cidades da região diminuíram

massicas indoor

vitoria_da_conquista

Em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicado pelo comunicador, radialista  e professor Nilton Júnior, foi comprovado que, no período de 2000 a 2013, a população de Vitória da Conquista aumentou em 28,4 %. No período, o contingente de moradores ampliou-se em nada menos que 74.493 habitantes (passamos de 262.494 para 336.987).

Ainda de acordo com Júnior, praticamente todas as cidades circunvizinhas de Conquista diminuíram em população. Anagé encolheu 33,4 %; Aracatu, 10,6 %; Caraíbas, 40 %; Jânio Quadros e Piripá, cerca de 21 % cada um; Itambé diminuiu em 23 %, Guajeru, 26 %; Encruzilhada ficou 34,9 % menor do que era e Ribeirão do Largo teve sua população reduzida em nada menos que 39,9 %. Na verdade, o município que mais encolheu em todo o Brasil é nosso vizinho próximo: Maetinga, que perdeu nada menos que 56,4 % de sua população entre 2000 e 2013.

Quem quiser pode consultar esses e outros dados basta clicar aqui.

“O que esses números mostram é que não há tempo a perder. Está mais do que óbvio que essa desidratação populacional dos municípios do entorno e o crescimento acelerado de Vitoria da Conquista são dois movimentos rigorosamente conectados um ao outro. E se é verdade que queremos e devemos continuar crescendo, por outro lado isso não pode ser feito canibalizando as populações de outras cidades, que naturalmente são obrigadas a migrar pela mais absoluta falta de opções”, escreveu Nilton Júnior.



Economia, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Em 13 anos, população de Vitória da Conquista cresceu em 30%; cidades da região diminuíram

  1. Eu adoro essa cidade, gostaria muito de morar em conquista e uma cidade que bem trabalhada renderá muito para o Brasil.espero que quando o aeroporto estiver funcionando tudo ficara melhor.

Comentários fechados