Conquista: Prefeitura e Comdica discutem políticas de garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes

massicas indoor

condica-2-600x396

Para discutir avanços e debater sobre novas metas em benefício do público infantojuvenil, representantes do Governo Municipal estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira, 28, com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Lenira Figueiredo, com o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Juvino Henrique Brito, e com o promotor de Justiça, Marcos Coelho. Também participaram da reunião, outros conselheiros municipais, representantes da Administração Municipal – entre eles, o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e o secretário de Comunicação e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso – e da sociedade civil.

O encontro, de acordo com a presidente do Comdica, objetiva avaliar as ações que já foram realizadas por meio do Conselho e demonstra o reconhecimento do compromisso do Governo Municipal com as questões relacionadas à criança e ao adolescente. “O Governo Municipal sempre se colocou à disposição das causas relacionadas à infância e à adolescência. Por isso, nós tínhamos a necessidade de apresentar aquilo que já foi feito e planejar, até o final do nosso mandato – em julho de 2014 -, o que ainda gostaríamos de fazer”, declarou Lenira.

condica-4-600x396

Ampliação dos Conselhos Tutelares – Entre as metas que já foram transformadas em ações concretas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, está a ampliação do número de Conselhos Tutelares no município. Desde julho de 2013, Vitória da Conquista dispõe de três conselhos. Isso foi possível a partir de uma decisão do Governo Municipal de acolher a recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e abrir dois novos Conselhos Tutelares. “Gostaria de elogiar e agradecer o apoio do Governo Municipal nessa ampliação. Cada vez que se amplia o número dos Conselhos, há melhora no atendimento à população”, ressaltou o promotor Marcos Coelho.

 

Centro Integrado – O Centro Integrado da Criança e do Adolescente também é outro grande avanço empreendido no município em prol do público infantojuvenil. O espaço onde funcionará o centro está sendo preparado para abrigar a Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista; o cartório para atendimento a essa Vara; a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude; o Núcleo da Defensoria Pública; o Conselho Tutelar; o Programa Família Acolhedora; o Programa Novo Olhar e um portal de acolhida de serviços da saúde, educação e assistência social. Haverá ainda a brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica da Secretaria de Educação.

As obras de reforma e ampliação do Centro estão em processo de finalização. O trabalho conta com investimento de aproximadamente R$ 740 mil. “Tenho feito muita divulgação do Centro Integrado e, recentemente, o apresentamos a um representante do Conselho de Segurança da comunidade que ficou impressionado com o tamanho e a qualidade de espaços e saber os serviços que estarão em funcionamento no local dentro em breve. Dessa forma, com vários serviços agrupados, eu não sei se existe outro no país”, declarou Dr. Juvino Henrique. “O Centro vai ser um diferencial no município. Vamos trabalhar muito para potencializar todos os serviços que serão oferecidos no espaço”, acrescentou Dr. Marcos Coelho. Fonte: Secom – PMVC



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)