Docentes e técnicos da Uesb paralisam atividades no dia 29 de abril por mais recursos

parque logistico

DSC_0948

Na terça (29), docentes e técnico-administrativos da Uesb paralisarão suas atividades em protesto contra a crise financeira das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Segundo a categoria, a comunidade acadêmica tem sofrido com a falta de professores, salas de aula, infraestrutura, bem como condições precárias de estudo e trabalho. Como forma de combater os problemas, o Movimento defende 7% da receita líquida de impostos (RLI) para o orçamento das Universidades. Professores, técnicos e estudantes estarão mobilizados na manhã da terça em frente aos portões da Uesb. A suspensão de atividades também ocorrerá na Uefs, Uneb e Uesc.

Ainda de acordo com os docentes, a crise orçamentária que já pairava nas Universidades Estaduais em 2013 se agravou consideravelmente este ano com a redução de quase 12 milhões nas verbas de investimento e custeio. No mês passado, o governo anunciou que não pretende ampliar o quadro de vagas para docentes em 2014. A autorização para contratação de professores substitutos poderá ocorrer apenas mediante comprovação de dotação orçamentária. No entanto, o Fórum de Reitores já anunciou ao governo os problemas financeiros vividos pelas Ueba. Tal situação pode inviabilizar até mesmo a contratação de substitutos.

A reivindicação de 7% da RLI é feita pelo Movimento desde 2010 como forma de garantir o funcionamento adequado das instituições. O Fórum das Associações Docentes (Fórum das ADs) não descarta possibilidade de greve, caso a crise se agrave.



Bahia, Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)