Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã em Vitória da Conquista

revamp

Banner_Gripe_1x2mts-199x399Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a partir do dia 22 de abril, o Ministério da Saúde realizará a campanha de vacinação contra a gripe. Em Vitória da Conquista, o público-alvo da campanha – idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos – contará com 40 salas de vacina, distribuídas nas unidades de saúde das zonas rural e urbana, e uma equipe de vacinação volante na zona rural. O dia D da campanha acontecerá em 26 de abril, sábado.

Nesse dia, a Prefeitura Municipal disponibilizará pontos de vacinação em diferentes locais da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso à vacina que previne contra três tipos de vírus da gripe: dois vírus tipo A e um tipo B. A campanha de vacinação contra a gripe será promovida até o dia 9 de maio. Fique atento! – A transmissão dos vírus influenza (gripe) acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

 

O Ministério da Saúde orienta a adoção de alguns cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Em caso de síndrome gripal, a pessoa deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Sintomas – É importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)