Seminário de Detecção K9 reúne policiais de toda Bahia em Vitória da Conquista

restaurante recanto

cao
Foto: Maurício Portela

Aconteceu nesse fim de semana o Iº Seminário de Detecção K9 que é um evento que tem como objetivo capacitar os profissionais da Segurança Pública para trabalhar com cães de faro. Estiveram reunidos policiais de Vitória da Conquista e região e também de diversas cidades da Bahia.

O evento foi ministrado pelo cabo da Polícia Militar de São Paulo, Gilson Alves que em entrevista ao site Eu Vejo Flores em Você disse que o intuito desse seminário é aperfeiçoar técnicas de treinamentos de cães de detecção. Detecções essas que podem ser de substâncias, ou de pessoas. As substâncias podem ser drogas, explosivos, materiais ilícitos, celulares que entram em presídios, todos esses tipos, os cães têm condições de encontrar.

Em seguida foi montado um cenário em ambiente fechado para uma demonstração onde o cão fez a varredura do local e a localização e detecção de substância ilícita escondida anteriormente pelo instrutor.

Segundo Bruno Maurício, coordenador do evento, o cachorro faz a varredura do local com objetivo de detectar o odor que ele foi treinado para detectar, nesse caso, a droga. No momento em que ele encontra o odor ele sinaliza para o seu treinador. Existem duas formas de sinalizações. A ativa, que ao encontrar, o cão começa a latir sinalizando que é o local onde está escondido a droga e a sinalização passiva onde o cão senta ou deita. Ou seja, quando ele emite esse comportamento o policial entende que a droga foi encontrada.



Bahia, Polícia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)