Uesb e Instituto Mauá firma parceira em prol de comunidade Quilombola

restaurante recanto

10168014_534850713298039_1242487641_n

O deputado estadual Fabrício Falcão participou na tarde da última segunda-feira (31) da assinatura de um convênio entre o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O diretor geral do Instituto, Elias Dourado e o reitor em exercício, José Luiz Rech firmaram o compromisso de produzirem um livro e um DVD chamados “Conversa Quilombola II – Ribeirão do Paneleiro”, que faz referência a comunidade do município de Vitória Conquista, Ribeirão do Paneleiro, na região da Batalha.

O convênio trata-se de uma parceria entre o Instituto Mauá e a UESB, que já realiza pesquisas com essa comunidade há algum tempo. Já o Instituto só chegou à localidade em 2013 e encontrou uma comunidade que produz um artesanato de argila de excelente qualidade com uma técnica artesanal requintada.

Segundo Elias assim que o Mauá teve contato com o artesanato local realizou a compra dos produtos e os mesmos foram rapidamente absorvidos no mercado de Salvador. “Então achamos por bem firmarmos um acordo com a UESB para que a universidade juntamente com o Instituto possa produzir o livro e o DVD”, disse.

Ainda segundo Elias, “esse material trará visibilidade a comunidade, melhor condição de produzir o artesanato, mas não só isso, ela terá mais visibilidade na sua cultura, nos seus modos de viver, na sua produção de comidas típicas e uma série de valores e de práticas socioculturais”, conclui.



Cultura, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)