Ditadura em Conquista: Comissão da Verdade vai pedir exumação do corpo de Péricles Gusmão

restaurante recanto

DSC_0749

Durante a sessão especial que discutiu os 50 anos da ditadura no país, o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), um dos responsáveis pela sessão e presidente da Comissão Municipal da Verdade, revelou algumas intervenções que prometem ser realizadas pelo grupo.

Uma delas, segundo o parlamentar, é solicitar a exumação do corpo do ex-vereador conquistense Péricles Gusmão, morto no ano de 1964, em pleno regime militar.

De acordo com Paulo Gusmão, filho de Péricles, até hoje a família não acredita que Péricles cometeu suicídio no 9º Batalhão da Polícia Militar, local que estava preso.

“Temos o atestado de óbito que aponta para isso. Mas não nos conformamos com essa história. Foram anos difíceis, até do ponto de vista econômico. Nossa família sofreu muito. Esperamos que com essa comissão a verdade realmente venha à tona”, explica.  O vereador Florisvaldo revela que já está sendo viabilizado o pedido para que a exumação aconteça.

“Os trâmites são bastante burocráticos, mas estamos buscando as possíveis alternativas para que seja feita essa exumação e investigar a causa da morte de Péricles”, disse Bittencourt.

A Comissão da Verdade tem o objetivo de levantar informações acerca dos fatos ocorridos no município durante o regime militar, iniciado no ano de 1964, colaborando para que a história desta época seja investigada por pelas autoridades competentes.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Ditadura em Conquista: Comissão da Verdade vai pedir exumação do corpo de Péricles Gusmão

Comentários fechados