Conquista: Avinor recebe visita do Secretário Estadual de Agricultura e da diretoria da Adab

parque logistico

Ascom – Seagri

agricultura

A Comitiva da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) visitou no domingo (30) as instalações da Indústria Avivor, em Vitória da Conquista.  Com o projeto de implantação da maior granja com sistema Dark House na Bahia, última tecnologia de produção para a avicultura de corte, a Avinor vai fortalecer o setor avícola e proporcionar alimentos com qualidade para a população.

O aviário com o Sistema Dark House, que está sendo construída possui capacidade de alojamento de 50 mil aves, ficando escuro durante o dia e claro no período da noite, quando é possível controlar a luminosidade e proporcionar um conforto térmico, gerando menores perdas por estresse calórico. Por isso, as aves se desenvolvem com um ganho maior de peso e a taxa de mortalidade é reduzida, além de permitir uma maior densidade de aves por m² de galpão.

O fundador da Avinor, Nailton de Araújo Santos, explicou que sentiu a necessidade de melhorar a tecnologia aplicada na produção das aves, modernizando os galpões, para aumentar meu potencial competitivo. “Posso controlar o ambiente do início ao fim do processo, permitindo uma menor conversão alimentar e melhor ganho de peso diário (GPD), trazendo com tudo isso um melhor resultado e maior retorno financeiro”, enfatizou Nailton que, de vendedor de frangos em feiras livres em Itabuna, entre 1974 e 1975, se tornou um empresário líder na produção, industrialização e distribuição de frangos inspecionados do Estado da Bahia.

O Secretário de Agricultura, Jairo Carneiro, acredita que este modelo vai promover e desenvolver a avicultura de corte que, atualmente, constitui-se na cadeia produtiva mais organizada do complexo industrial da Bahia, além de ser a atividade mais dinâmica do setor agropecuário. O secretário estava acompanhado pelo superintendente de Desenvolvimento Agropecuário (SDA), Raimundo Sampaio e pela Diretoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), composta pelos diretores Geral e de Inspeção de Produtos Agropecuários, Paulo Emílio Torres e Adriano Bouzas, respectivamente.

A comitiva também visitou a Fazenda Avinor que possui granjas e fábrica de ração, além do abatedouro que segue os padrões de higiene e qualidade atestados pela Adab através do Certificado de Inspeção Estadual (SIE). “Os produtos com Inspeção Estadual são produzidos sob um rigoroso controle de qualidade e o Nailton se preocupa com todas as fases de produção, desde a criação, processamento, até a comercialização, transporte e acondicionamento nos pontos de venda. Boas práticas no manejo estão diretamente relacionadas à qualidade da carne (maciez, suculência, cor)”, finalizou o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressaltando que o sistema visa o aumento da produtividade e do bem-estar na produção de frangos de corte, importante incentivo à avicultura da Bahia que é osegundo maior produtor de frangos do Nordeste.



Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)