Dom Estevam agradece

parque logistico

Agradecimento Final
Dom Estevam Santos
30 de Março 2014

DSC_0539

Excelentíssimos Reverendíssimos Arcebispos e Bispos aqui presentes, Sacerdotes, Diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e vocacionados,

Senhor Prefeito Municipal, Dr. Guilherme Menezes, na pessoa do qual saúdo todas as autoridades civis e militares presentes ou representadas, todo o querido Povo de Deus presente aqui neste ginásio. Dirijo-me também àqueles que não puderam estar aqui neste momento, mas nos acompanham, ao vivo, pela TV E (UESB); pelas rádios Canção Nova AM, RÁDIO UESB FM, RÁDIO CLUBE 96 FM, RÁDIO TRANSAMÉRICA, Rádio Povo de Poções, MEGA RADIO WEB; pelas rádios comunitárias FAMÍLIA FM (Macarani), Radio LUZ (Itambé), PLANALTO FM, IGUAÍ FM, VIDA NOVA – (Ibicuí), CANAÃ FM, Liberdade FM (Poções), e, ainda, pela retransmissão da TV CANÇÃO NOVA e REDE VIDA, ou por outro meio de comunicação,

Minha saudação!

Aos 12 anos, desejei servir ao senhor, dizendo: “Quero servir no altar!”. Aos 27 anos fui ordenado sacerdote. E, hoje, aos 45 anos, Jesus Cristo me fez seu Bispo, membro do Colégio Apostólico. Obrigado, Senhor, por confiar a mim mais esta missão.

Faço memória de um acontecimento que ocorreu neste ginásio, na minha infância, que marcaria para sempre a minha vida. Refiro-me à posse do nosso terceiro bispo diocesano, Dom Celso José. Eu era coroinha e, na procissão de entrada, D. Celso, vendo-me tão pequeno, com a função de segurar o báculo, perguntou minha idade e meu nome. Satisfeita a curiosidade, ele brincou, dizendo-me: “Segura com cuidado este báculo, porque um dia poderá ser teu…” Palavras verdadeiramente têm poder! Obrigado, Dom Celso, por este presente: AQUELE BÁCULO, TEU BÁCULO! Agora, meu báculo!

Dirijo-me de modo especial aos Adolescentes e aos jovens. Tenho a certeza de que hoje muitos poderão ouvir um convite, que o faço agora em alto e bom som, parafraseando um poema do meu primeiro promotor vocacional, padre Benedito Soares:
“Deus o está chamando para Ele! / Eu não tenho do que me queixar, / Eu já sou d’ELE / E, você, como está?…”.

Meus queridos jovens, caso ouçam o apelo vocacional, talvez lhes digam que não vale a pena tamanho sacrifício. Deixar tudo!
E eu lhes pergunto: Por que dizer “Não” ao chamado de Deus?
Por que tanto sacrifício de querer tudo e depois não ter nada na sua vida?
Se você for um dos chamados, um escolhido, deve agradecer e ter coragem!
E eu lhe pergunto: Por que desejar o mundo e não encontrar a felicidade? De que é mesmo que não querem que você abra mão?

Eis o convite: “Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens.”
(cf Mt 4,19).

Jovem, não tenha medo! Procure o seu pároco, abra seu coração!
A semente está lançada, não a deixe morrer!

Meus bispos formadores: querido Dom Celso José, o senhor faz jus ao seu lema episcopal: Para SERVIR! Seus cabelos brancos são sinais de tanta dignidade e sabedoria. Dom Geraldo Lyrio Rocha, querido e terno Dom Geraldo, eu o admiro por fazer a obra de um Evangelista! Será sempre um referencial para mim. Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, eternamente meu bispo! Seu zelo pela Igreja de Cristo, sua seriedade e serenidade, sua simplicidade e sua obediência incondicional ao Papa e seu espírito de comunhão eclesial refletem seu lema: “Não temas, estou contigo”

(Is 41,10). Muito obrigado, meus eternos mestres!
Dom Zanoni, Dom Valdemir, Dom João Cardoso, Inspirado no amor e no testemunho de vocês para a missão, adotei como lema de minha vida episcopal: “AI DE MIM SE EU NÃO EVANGELIZAR”!
(cf 1 Cor 9,16).

Caríssimo Dom Murilo Sebastião Ramos krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, meu Arcebispo. O Senhor Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’aniello, ao dar-me a notícia de minha nomeação, acalmou-me dizendo: “Coragem! Serás auxiliar de um dos bispos mais queridos e acolhedores do Brasil”. Obrigado, Dom Murilo, pelo seu acolhimento paternal. Prometo-lhe respeito, obediência, amizade e, sobretudo, lealdade. Obrigado por me acolher em sua Arquidiocese, agora, nossa Arquidiocese de São Salvador da Bahia!

Meus irmãos bispos confrades, bispos auxiliares de Salvador: Dom Marco Eugênio, Dom Giuvanne e Dom Gilsom, contem com minha colegialidade, meu respeito e minha amizade. Como eu já disse, quem chega por último, necessita de uma mãozinha amiga. Obrigado, pois já me sinto irmão e amigo de cada um. Deus lhes pague pelo acolhimento.

Uma saudação fraterna e cordial ao Clero de São Salvador, aqui representado pelos queridos sacerdotes soteropolitanos da sede Primaz.

Quero, na amizade, somar forças à tarefa da evangelização. Se já amava a cidade, agora quero amar cada membro da Igreja. O lema que escolhi para o meu episcopado já é um anúncio sincero de colocar-me a serviço com humildade e alegria: “AI DE MIM SE EU NÃO EVANGELIZAR!” ( cf 1 Cor 9,16).

Minha mãe, Iraide, minha família, meus parentes, meus amigos, amigos desta cidade, terra das rosas, a rosa maior, Maria, Mãe das Vitórias, nos manterá sempre unidos. Tenham todos no coração o lema:
AI DE NÓS SE NÃO EVANGELIZARMOS…

Queridos padres e diáconos de Vitória da Conquista, tenho orgulho e gratidão por ter nascido nesta Igreja conquistense. Não haverá um dia em que eu não eleve uma prece de gratidão por esta Igreja. Saibam que sempre me senti o mais novo e, por cada um, nutro um amor de irmão. E este é um sacramento, eterno sentimento!

Meus irmãos padres, serei sempre compadre de cada um. Continuarei a precisar de todos vocês.
Obrigado aos meus irmãos bispos aqui presentes, sei que fizeram sacrifícios enormes para estarem aqui. Às paróquias por onde passei, guardo tudo e todos no meu coração. Como fui feliz como padre e pároco de vocês. Que bela aventura! E por tantas terras e corações passei! Já imagino a bela aventura como bispo. Prometo ter os pés no chão e utilizar o perfume da unção para perfumar as ovelhas, sobretudo as mais sofridas, com especial atenção aos jovens e aos afastados de Deus.

Obrigado querida paróquia das Candeias! Que o próximo pároco seja tão bem acolhido como eu fui e que não lhe falte o carinho e o apoio que a mim foi dispensado por todos vocês. Às equipes e colaboradores desta celebração: Acolhimento, Hospedagem, Liturgia e canto, Ornamentação, Lanche e Finanças; a todos os colaboradores, Deus vos Pague!

Às queridas comunidades rurais, meu amor, tenho orgulho de vocês!
Maria da Luz os abençoe!

Às Irmãs Missionárias da Sagrada Face, às religiosas e religiosos de todas as congregações, aos seminaristas e vocacionados, parabéns por assumirem o chamado e a coragem de buscarem a felicidade na alegria da vocação. Em meu coração desejo unicamente realizar a vontade de Deus, fazendo com que todos conheçam a força da ressurreição de Cristo. Renovo, em público, minha fidelidade absoluta ao Papa Francisco e aos seus sucessores. Ao Santo Padre, Elevo prece de gratidão pela confiança por escolher-me para o episcopado e pelo testemunho de coragem e de alegria, semeado por todo o planeta.

Até a Páscoa estarei na Paróquia das Candeias e, a partir de 26 de abril, humildemente pedirei licença para pisar no sagrado solo da Catedral de São Salvador e no precioso coração dos irmãos da minha já querida Arquidiocese Primaz. Levarei em meus lábios e no meu coração a preciosa exortação do Papa Francisco Evangelium Gaudium: A ALEGRIA DO EVANGELHO.

E, para concluir, o pensamento do Padre Benedito Soares: “CRISTÃO SEM MISSÃO VIRA BOLHA DE SABÃO”!
Que desperte em cada cristão batizado a consciência missionária!
Rezem por Mim! Rezemos pelas vocações!

Dom Estevam dos Santos Silva Filho
Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia
Titular de Feradi Magiore.



Artigos, Bahia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)