Concurso Público: Prefeitura de Conquista busca solução para contratados que serão demitidos

parque logistico

Segundo a prefeitura, a primeira convocação dos concursados deverá acontecer na primeira quinzena de abril. Contratados serão exonerados
Segundo a prefeitura, a primeira convocação dos concursados deverá acontecer na primeira quinzena de abril. Contratados serão exonerados

Como já havia adiantado recentemente em entrevista ao Blog do Rodrigo Ferraz, o secretário municipal de administração, Valdemir Dias, revelou que no início do mês de abril a Prefeitura de Vitória da Conquista começa a realizar a primeira convocação dos aprovados no concurso público.

Foram mais de 40 mil inscritos no processo seletivo para 1.148 vagas do quadro de servidores públicos municipais. O chefe da pasta revela que as secretarias com mais demanda são as de saúde, educação e desenvolvimento social.

Atualmente a prefeitura conta com mais de duas mil pessoas contratadas. Segundo Dias, os contratados serão substituídos pelos concursados a medida que saírem as listas do concurso. “É claro que existem setores que o regime de contrato é o que há em vigor”, disse o secretário.

Por isso, na última semana o prefeito da cidade, Guilherme Menezes, se reuniu com representantes de instituições bancárias (Banco do Povo, Banco do Brasil, Sicoob Credcoop) e de intermediação de mão-de-obra e qualificação profissional da cidade (Qualifica Conquista, Sebrae, Senac e Sine Bahia). O objetivo foi elaborar ações conjuntas que diminuam o impacto do desligamento para esses profissionais que prestaram serviço à Prefeitura.

“Ter de dispensar esses profissionais que serviram tão bem a Administração Municipal é uma situação muito difícil e triste. Mas, a Prefeitura é um ente público e vive de acordo com a legislação que exige o ingresso do servidor por meio do concurso público, salvo em alguns casos temporários, que pode ser via contratação”, explicou o prefeito. O gestor ressaltou que as rescisões dos contratos temporários cumprem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual.

Com o Projeto de Acolhimento, a Prefeitura Municipal, junto com os parceiros, espera proporcionar ao servidor que será desligado segurança na escolha profissional, seja por meio de cursos de qualificação, encaminhamentos ou disponibilização de linhas de crédito para que ele possa abrir um negócio próprio. Há também a possibilidade dele se tornar um Microempreendedor Individual (Mei). Além disso, durante seis meses esse servidor continuará tendo acesso aos serviços disponibilizados pelo Acolher – programa vinculado à Secretaria de Administração que executa atividades voltadas para a motivação, qualificação e produtividade do servidor -, como a marcação de exames. Com informações da Secom – PMVC



Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)