Professores e servidores da Uesb paralisam as atividades amanhã

paralisação

Os docentes da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, reunidos em assembleia nesta terça (25), aprovaram suspensão de atividades na sexta (28). A mobilização é um protesto contra o projeto de lei (PL) do reajuste linear encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa no dia 20 de março. Os servidores da instituição também decidiram cruzar os braços no mesmo dia.

Segundo os docentes,  percentual previsto no PL é de 5,91% a ser pago em duas parcelas, sendo a primeira de 2% retroativa a janeiro e a segunda de 3,84%, sobre o salário de dezembro de 2013, a ser paga em setembro. Com a aprovação deste projeto, o governo pode oficializar pelo segundo ano seguido o confisco de parte do reajuste salarial do funcionalismo público da Bahia.

Em 2013, o Movimento Docente foi uma das poucas categorias a não aceitar o pagamento da reposição da inflação em duas parcelas: 2% de janeiro a junho e a complementação para se chegar aos 5,84% a partir de julho. Na ocasião, o(a)s professore(a)s realizaram protesto durante a assinatura do referido acordo por 18 entidades com o governo, por considerar inaceitável qualquer tipo de proposta que traga perda aos trabalhadore(a)s.



Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)