Câmara de Vereadores de Conquista comemora 15 anos do CAAV

parque logistico

caav27_mar_14_2

Em comemoração aos 15 anos do Centro de Apoio e Atenção à Vida (CAAV), Dr. David Capistrano Filho, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por iniciativa do Mandato do vereador Coriolano Moraes Neto (PT), realizou uma Audiência Pública nesta quinta-feira (27), com a presença de representantes da prefeitura municipal, do CAAV, usuários do serviço e a comunidade conquistense. O CAAV foi implantado pela administração municipal em 4 de fevereiro de 1999, com a colaboração do próprio médico David Capistrano Filho e do atual coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids no Brasil (UNAIDS), Pedro Chequer. A iniciativa surgiu como estratégia de enfrentamento à epidemia de Aids que se anunciava na cidade, tendo o primeiro caso sido notificado em 1985, em adulto do sexo masculino.

O primeiro caso em mulheres ocorreu nove anos depois, em 1994, e o notificado em crianças, em 1997. Desde a sua criação em 1999, o CAAV se despontou como um dos principais centros de prevenção e tratamento para pessoas que vivem com o vírus HIV/Aids na Bahia. O serviço é o único em todo o estado que dispõe de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de Serviço de Assistência Especializada (SAE), de Hospital Dia (HD), de Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT) e do Programa para Tratamento de Hepatites B e C. Inserido na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro atende toda a região Sudoeste da Bahia, com áreas de influência que extrapolam seus limites geográficos, incluindo o norte de Minas Gerais. Hoje, 75 municípios da Bahia utilizam o serviço em Vitória da Conquista. Mensalmente, são atendidos cerca de 600 pacientes, distribuída uma média de 60 mil preservativos e realizada uma média de 1.700 testes de HIV/Sífilis.

caav27_mar_14_1

 

Por intermédio de uma equipe multiprofissional, o serviço vem construindo sua história com importantes avanços nas áreas de prevenção, diagnóstico e assistência aos portadores não apenas de HIV/Aids, mas também aos que possuem outras infecções como Sífilis, Hepatites B e C, HTLV (um retrovírus da mesma família do HIV) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O vereador Professor Cori (PT), autor da iniciativa, destacou a necessidade de que cada cidadão entenda o projeto do CAAV como um serviço essencial, um projeto referência para o Brasil.

caav27_mar_14_21

 

“Precisamos nos sentir integrantes desse patrimônio e defendê-lo”, afirmou. Ainda, segundo o vereador, a gestão pública é ampla e múltipla, daí a importância de se reconhecer as ações positivas, como o CAAV. “Como seria a situação dos portadores do vírus HIV/Aids se não existisse o CAAV? Precisamos compreender a importância desse serviço e das ações concretas realizadas ali, e entender que quando os desafios são superados, novos desafios irão surgir”, disse, salientando o apoio jurídico e o Programa Balada Noturna como iniciativas que merecem reconhecimento.

 

Coordenadora Executiva da Associação Renascer e usuária do serviço disponível no CAAV, Maristela Menchinn disse que se sente feliz em falar de CAAV, onde a assistência é voltada para pessoas que vivem com alguma DST ou com o vírus do HIV/AIDS. Convivendo com HIV/Aids há 20 anos e há 15 utilizando o serviço, ela ressaltou que nem todos os estados e municípios oferecem esse serviço com uma equipe completa aos usuários. “Muitos municípios tem no CAAV um acolhimento humanizado que oferece um serviço de socorro”, salientou, e, em nome da Associação Renascer, parabenizou toda a equipe do Centro, pelo serviço diferencial prestado aos usuários.

“Somos dignos de viver de cabeça erguida, ocupando todos os espaços, mesmo que o preconceito nos persiga”, disse emocionada.  Fez ainda um apelo à Secretária Márcia Viviane, para que não haja mudança no quadro de profissionais que atende no Centro. “Não podemos viver de rotatividade, pois temos uma família no CAAV, pessoas que conhecem a nossa história de vida”, afirmou. A secretária de Saúde, Márcia Viviane, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal e disse que comemorar 15 anos do CAAV é um momento de alegria, por se tratar de um órgão cujas ações mudam para melhor a vida das pessoas.

Segundo ela, ainda existem muitos desafios na pauta no que diz respeito às ações de convivência com a Aids, mas o CAAV é um projeto que leva qualidade de vida, que visa o ser humano em primeiro lugar. “Tenho orgulho de fazer parte de um projeto de governo que valoriza as pessoas, que oferece vários espaços de participação popular, como o conselho de saúde, o orçamento participativo”, disse. Conforme a secretária, o diretor do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Dr. Pedro Chequer, grande apoiador do CAAV de Vitória da Conquista, publicou recentemente, em nível nacional, uma matéria específica sobre o Centro, mostrando ações pioneiras realizadas em Vitória da Conquista.

“O CAAV é um patrimônio nosso, e nem sempre a gente enxerga esse trabalho extraordinário que é oferecido aqui, mas o Dr. Pedro Chequer mostrou essas ações como exemplos a serem seguidos por outros municípios, como o serviço jurídico prestado aos usuários do serviço, e ações institucionais, como a balada noturna, atividades pioneiras que nós temos de nos apropriar. Às vezes é preciso que alguém de fora perceba isso, pois para nós é algo natural no dia a dia do CAAV”, concluiu. Jaciara Mendes, coordenadora do Centro de Atenção à Vida, apresentou um vídeo com os serviços oferecidos pelo CAAV, como realização de testes, aconselhamento coletivo e individual (porta de entrada do serviço), atendimento a crianças com doenças congênitas e vítimas de violência sexual, prestado por uma equipe multifuncional, entre outros, e informou dados resultantes do trabalho da instituição.

De acordo com a coordenadora, o maior índice de casos de Aids notificados pelo CAAV está entre a faixa etária de 20 a 49 anos, em sua maioria em pessoas que se intitulam heterossexuais. Com relação às gestantes soropositivas, o serviço atendeu 17 casos em 2013. Ela destacou, também, o índice zero em transmissão vertical do vírus HIV/Aids, desde 2007, em casos de Vitória da Conquista, graças à atuação da Rede de Saúde do município e ao atendimento oferecido pela equipe do CAAV. Para Jaciara, o maior desafio a ser superado são os casos de sífilis congênita, notificados pela Rede de Atendimento no município. Entre as principais conquistas do serviço, Jaciara Mendes citou a capacitação da Rede de Atenção Básica para o teste rápido de diagnóstico, a visita da comitiva de Moçambique para conhecer mais sobre o serviço referência no mundo em qualidade, ser finalista do prêmio Desenvolvimento do Milênio, ter alcançado índice zero em transmissões verticais, além do Projeto Balada Noturna.

“Procuramos nos qualificar, melhorar o atendimento e vencer os desafios para oferecer um suporte a todos os munícipes pactuados”, afirmou, agradecendo à equipe do CAAV e a Gestão Municipal por acreditar no serviço. O vereador Ricardo Babão (PSL) destacou o trabalho desenvolvido pelo CAAV e a falta de reconhecimento da mídia que enxerga apenas os pequenos detalhes, e às vezes, por desconhecimento, tenta desvalorizar um projeto comprometido com o ser humano, não divulgando o reconhecimento internacional que possui pelas ações empreendidas em favor do próximo. “Tenho orgulho de fazer parte deste projeto de governo que sempre coloca o ser humano em primeiro lugar. Não podemos deixar esse projeto acabar”, disse, parabenizando o trabalho da secretária Márcia Viviane e da coordenadora Jaciara Mendes.

Homenagens:

Ao final do evento, foram entregues duas placas de homenagem, uma à coordenadora do CAAV, Jaciara Mendes, pela apresentação do serviço à Província de Gaza, em Moçambique, de 11 a janeiro de 2014, e outra à secretária Márcia Viviane, representante do prefeito Guilherme Menezes, por ter implantando o CAAV em Vitória da Conquista e pela referência do serviço para todo o país.  Fonte: Ascom – Câmara de Vereadores



Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)