Audiência Pública na Câmara de Conquista comemora 15 anos do CAAV

restaurante recanto

caav3

Por iniciativa do vereador Coriolano Moraes Neto – Professor Cori (PT), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista promove, nesta quinta-feira (27), às 8h30, Audiência Pública para comemorar os 15 anos de criação do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav), Dr. David Capistrano Filho.

O Caav foi implantado pela administração municipal em 4 de fevereiro de 1999, tendo, inicialmente, o nome de Centro de Referência em DST/HIV/aids Dr. David Capistrano Filho, e contou com a colaboração do próprio médico David Capistrano Filho e do atual coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids no Brasil (UNAIDS), Pedro Chequer. A implantação do Centro surgiu como estratégia de enfrentamento à epidemia de Aids que se anunciava na cidade. O primeiro caso da doença foi notificado em 1985, em adulto do sexo masculino, o primeiro caso em mulheres ocorreu nove anos depois, em 1994, e o notificado em crianças, em 1997.

 

O Caav se destaca como um dos principais centros de prevenção e tratamento para pessoas que vivem com o vírus HIV/Aids na Bahia. O serviço é o único em todo o estado que dispõe de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de Serviço de Assistência Especializada (SAE), de Hospital Dia (HD), de Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT) e do Programa para Tratamento de Hepatites B e C. Inserido na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro atende toda a região Sudoeste da Bahia, com áreas de influência que extrapolam seus limites geográficos, incluindo o norte de Minas Gerais. No serviço, são atendidos cerca de 600 pacientes por mês, distribuída uma média mensal de 60 mil preservativos e realizada uma média de 1.700 testes de HIV/Sífilis, por mês. Por intermédio de uma equipe multiprofissional, o serviço vem construindo sua história com importantes avanços nas áreas de prevenção, diagnóstico e assistência aos portadores não apenas de HIV/Aids, mas também aos que possuem outras infecções como Sífilis, Hepatites B e C, HTLV (um retrovírus da mesma família do HIV) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Por Bia Oliveira, com informações da Secom/PMVC



Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)