Implantação de guarda municipal em Vitória da Conquista é tema de Audiência Pública

tex encomendas

Foto: Ascom - Câmara
Foto: Ascom – Câmara

Na noite desta terça-feira (25), a Câmara Municipal debateu a implantação da Guarda Municipal em Vitória da Conquista, em audiência pública proposta pelos mandatos dos vereadores Gilzete Moreira (PSB) e Cícero Custódio (PV). A iniciativa é considerada pelos parlamentares como uma alternativa de reforço à Segurança Pública, tema de recorrentes reclamações por parte da população.

Em sua fala, o vereador Gilzete Moreira afirmou que a implantação da Guarda Municipal é um clamor da população e destacou que, quando houve a primeira audiência para debater sobre o tema, no ano de 2009, criou-se uma expectativa da implantação da guarda e pessoas foram treinadas, mas não foram convocadas para trabalhar. “Conquista precisa da Guarda Municipal. Uma cidade com mais de 300 mil habitantes, já passou do limite para este clamor seja atendido. Precisamos debater melhor esta questão e que os agentes de segurança patrimonial, que já existem, façam um trabalho que a comunidade perceba”, afirmou o parlamentar.

O vereador Cícero Custódio (PV) afirmou que é função dos vereadores suscitar a discussão do tema e que enxergam na Guarda Municipal auxílio à segurança da cidade, pois serão homens treinados para agir armados para fazer a segurança no município, cooperando com a Polícia Militar. Citou o Artigo nº 144, que coloca a função de agregar segurança à cidade, atribuída à Guarda Municipal. “Queremos mandar um documento para o prefeito, encaminhado por uma comissão formada nesta noite”, disse.

Claudio Santiago, da Escola Gideão de Formação de Vigilantes, fiscalizada e regulamentada da Polícia Federal e que já formou mais de 2.500 vigilantes para a iniciativa privada, defendeu que a implantação da Guarda Municipal vai reduzir o índice da criminalidade e afirmou que o município não tem obrigação, pois é um dever do Estado, mas ressaltou que é obrigação de todos zelar pela segurança, justificando a necessidade de uma iniciativa por parte da prefeitura. Segundo Santiago, mais de 80 municípios com Guarda Municipal tem tido resultados positivos, citando Itapetinga como exemplo de redução do índice de criminalidade.

O Comandante da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar de Vitória da Conquista (CIPM), Major Selmo Luiz, disse que acredita ser uma iniciativa importante, mas ressaltou que a cidade está em outro patamar, e que é necessário montar uma estrutura para a Guarda Municipal se inserir num contexto maior de atuação na segurança, se encaixando dentro de uma realidade de um conselho para gerir os rumos de construção de um modelo de segurança pública.

“Temos que olhar de forma diferente para cidade, pois temos potencialidades estruturais específicas. Temos que nos definir e nos planejar enquanto cidade”, afirmou. Ele destacou a importância da discussão de um Conselho Municipal de Segurança que proponha um trabalho dentro de um propósito, que inclui a Guarda Municipal, além de outras iniciativas, para que, desta forma, não seja feito um “cobertor menor” do que a real necessidade. “Não podemos a cada instante resolver problemas pontuais, e não descobrindo o que é o problema principal. A Guarda Municipal é importante, mais temos que incluir esta iniciativa em um plano maior de segurança para o município. A nossa cidade não comporta mais amadorismo”, afirmou, salientando que hoje não se sabe a quantidade de agentes que seriam necessários para garantir a efetividade da Guarda Municipal. Fonte: Ascom – Câmara



Polícia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Implantação de guarda municipal em Vitória da Conquista é tema de Audiência Pública

  1. Sera que serão treinados para agir armados?Um policial no CANADÁ só tem acesso a UMA arma após 4 anos, e aqui o treinamento vai durar um mês,dois no máximo e já estarão capacitado?Quem dará o treinamento?Os soldados e sargentos da PM?e o treinamento e avaliação psicológica?e o treinamento sobre os DIREITOS E DEVERES?quem vai ser o comandante?será que vai ser igual ao trânsito?…….

Comentários fechados