Opinião: Só Salvador tem dois representantes nas semifinais do Baianão

parque logistico

Por Guilherme Barbosa – Estudante de Jornalismo da Uesb

1383652_736542933026368_50313757_n-1-180x283Ouvi hoje pela manhã que Vitória da Conquista precisa comemorar o fato de ter duas equipes conquistenses disputando as semifinais do Campeonato Baiano. Quanto ao Vitória da Conquista, concordo, leva o nome da cidade, nasceu na cidade, treina na cidade, joga na cidade.  E no caso do Serrano? O time nasceu na cidade, representou a cidade por um bom tempo, revelou atletas, dirigentes, passou por um período de adormecimento, ressurgiu com o apoio financeiro de um grupo de empresários, voltou à elite do Futebol Baiano e agora chegou às semifinais da edição atual do certame. Justa ou não, a forma como o Serrano se classificou faz parte de uma longa discussão e o assunto deste texto é outro.

Desde o ano passado o Serrano já demonstrava que Vitória da Conquista não atendia aos seus anseios enquanto cidade sede de seus jogos. Em 2013 o Serrano só disputou o Campeonato Baiano em Vitória da Conquista porque a praça esportiva de Luis Eduardo Magalhães, distante 727 KM de Conquista, não foi aprovada pela Federação Baiana de Futebol.

Em 2014, mais uma vez o Serrano optou por sair de Vitória da Conquista. Esse ano o Serrano conseguiu encontrar uma nova cidade. Teixeira de Freitas, a 460 KM de Conquista,  acolheu e pelo visto deu sorte ao time que se classificou para a segunda fase em primeiro lugar, abocanhando uma vaga na Copa do Nordeste do ano que vem, e agora chega às semifinais do Baianão e conquista uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro desse ano. Parabéns, Serrano! Parabéns, Teixeira de Freitas!

Foi a cidade de Teixeira de Freitas que acolheu o Serrano. Foi o torcedor de Teixeira de Freitas que foi ao estádio para apoiar o Serrano durante as duas fases do Baianão. Até mesmo a comissão técnica e os jogadores demonstraram que se sentiram acolhidos. Ao final do jogo em que venceram pela segunda vez o Vitória da Conquista (a primeira vitória ocorreu também em Teixeira de Freitas) jogadores e comissão se reuniram no campo do estádio Robertão com os torcedores de Teixeira de Freitas para fazer uma oração de agradecimento.

Certamente o Serrano tem torcedores em Vitória da Conquista, bem como em Ituaçu, onde a equipe fez a sua pré-temporada na preparação para o Baianão 2011, também em Luis Eduardo Magalhães e agora conta também com a paixão do torcedor teixeirense que fez a sua parte para que o Serrano caminhasse até as semifinais do Baianão, até a Copa do Nordeste, à Série D do Brasileiro e à possibilidade de disputar a Copa do Brasil (caso passe pelo Bahia na semifinal que começa na próxima quarta-feira).

Três cidades serão sede das semifinais do Baianão: Salvador, com Vitória e Bahia; Vitória da Conquista, com o E.C. Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas com o Serrano. Só Salvador tem dois representantes nesta fase do certame.



Artigos, Bahia, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Opinião: Só Salvador tem dois representantes nas semifinais do Baianão

  1. Infelizmente, devo concordar, o Serrano foi um time de Vitória da Conquista, o mais tradicional, mas que esqueceu sua História, ficou feio para o time. Será que Texeira de Freitas será eterna? Ou o time será um time que viverá peregrinando em busca de casa nova? Serrano esqueceu de Conquista e somente parte da imprensa ainda o relaciona com a cidade.

Comentários fechados