ABAF presente na Expoconquista 2014

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal- ABAF estará presente na Expoconquista 2014. A feira agropecuária de Vitória daConquista, no sudoeste da Bahia, está na 40edição e movimenta o agronegócio local, com grande participação da silvicultura. O diretor da ABAF, Wilson Andrade, apresentará a palestra “Florestas plantadas como oportunidade de investimento”, na qual faz um panorama deste agronegócio nos contextos regional, estadual, nacional e mundial. A palestra será no dia 25 de março, às 17h, no auditório do estande do sistema Fieb, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

De acordo com o diretor da Associação de Silvicultores do Sudoeste da Bahia- Assosil, Wagner Lopes Correia, a Expoconquista é o momento máximo no calendário de eventos regional, quando os produtores rurais podem encontrar, em um só lugar, informações e soluções para os seus negócios, conhecendo novas tecnologia e estreitando relacionamento com os diversos públicos de interesse. A Assosil se afiliou à ABAF desde o ano passado, passando a fazer parte de um quadro de 20 empresas representante dos diversos elos da cadeia produtiva das florestas, desde a plantação, até a indústria e os serviços.

“A ABAF é o caminho que naturalmente teríamos de seguir, uma vez que ela trabalha na orientação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor. Ela também congrega empresas de todos os portes, concentrando aquelas que regem as tendências de mercado. Essa palestra de Wilson Andrade é muito importante para nortear o produtor local”, afirma.

Para o diretor Wilson Andrade, as feiras, por seu caráter heterogêneo de público, são excelentes oportunidades de trabalhar as diferentes nuances da silvicultura. “A ABAF tem ações que visam o diálogo desde as pessoas diretamente ligadas à cadeia produtiva, até as crianças, professores e pais, que, através de iniciativas específicas da entidade, ficam conhecendo mais sobre a importância dos plantios florestais para o atendimento da demanda por produtos florestais, assim como para a preservação das florestas nativas”, explica o Andrade.

A ABAF

Há uma década, o setor de base florestal na Bahia se uniu para criar a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal- ABAF. Foi o passo inicial para um novo posicionamento, que se consolida a cada ano, e tem como meta primeira contribuir para que o setor que representa se desenvolva sobre bases sustentáveis, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou social.

A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Essa pluralidade dá à Associação a possibilidade de planejar e agir com respaldo nos mais variados âmbitos e em horizontes largos. Por isso, a ABAF fomenta a pesquisa, investe na coleta e tabulação de dados, a exemplo do anuário Bahia Florestal. Ela também desenvolve campanhas de educação ambiental  e de conscientização da sociedade e dos agentes de cada elo da cadeia produtiva, com temas que vão desde o uso sustentável da floresta e seus produtos, até as relações de trabalho.



Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)