Vitória da Conquista ganha mais uma universidade

gente fina

DSC_0934

A Universidade Tiradentes inaugura uma unidade de ensino no município de Vitória da Conquista, no próximo dia 13 de março, às 19h30. A Unit é a maior instituição de ensino superior do Grupo Tiradentes, que há 52 anos atua no mercado educacional do Nordeste, especialmente, nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Em Vitória da Conquista, a universidade abre as portas na Av. Rosa Cruz, 312, com a oferta de Cursos de Pós-Graduação presencial e a distância, e também Cursos de Extensão.

No período de 18 a 27 de março, a Unit promoverá palestras e cursos de extensão gratuitos, para que a comunidade possa conhecer a infraestrutura e a metodologia da instituição. As palestras abordam temas como Gestão da Carreira, Captação de Recursos para Municípios, Finanças Pessoais, Lideranças de Equipes e Educação Inclusiva. Já os cursos serão sobre Webjornalismo; Gestão Escolar; RH – Avaliação de Desempenho e Licitação.

O diretor da unidade de Vitória da Conquista, professor Fábio de Mendonça Correia, ressalta que a Unit surgiu como Colégio Tiradentes, em 1962, e hoje figura entre as mais imponentes universidades particulares do Norte e Nordeste. Com mais de 30 mil alunos, dispõe de cinco campi em Sergipe e uma das maiores redes de biblioteca da região, com livros impressos e e-books. “Hoje, a instituição oferta mais de 50 cursos de graduação, dezenas de pós-graduações lato sensu, além dos mestrados em Direitos Humanos e Educação, e os mestrados e doutorados em Biotecnologia Industrial, Engenharia de Processos, e Saúde e Ambiente”, afirma o gestor.

Experiência em EAD

Referência de 16 anos em educação a distância, a Universidade Tiradentes tem mais de 8 mil alunos EAD matriculados e aprovou cerca de cem estudantes e egressos em concurso público do Estado de Sergipe. Toda esta experiência agora está à disposição da população alagoinhense e de municípios vizinhos. Além disso, a Unit inaugura outras nove unidades, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Paulo Afonso e Alagoinhas, na Bahia; Caruaru, Garanhuns e Petrolina, em Pernambuco; Arapiraca, em Alagoas; e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

“A metodologia a distância democratiza o ensino superior, pois atende a muitos cidadãos que, por questões financeiras ou de tempo, não tinham condições de se deslocar todos os dias para fazer um curso superior. Na Unit, o aluno EAD tem encontros presenciais com tutores somente aos sábados e pode organizar seus horários de estudos”, afirma o diretor Fábio Correia.

A tecnologia exerce um papel importante na construção do conhecimento dos estudantes da modalidade a distância. Os alunos EAD da Unit têm à disposição um Ambiente Virtual de Aprendizagem, com diversos recursos para que esclareçam dúvidas e acompanhem de forma mais dinâmica o conteúdo das disciplinas. Podcasts, videoaula, fórum, chat e biblioteca são algumas ferramentas disponibilizadas para facilitar o aprendizado e o contato entre estudante e professor. A transmissão da aula é outro diferencial dos cursos a distância da instituição.

“Preparamos o acadêmico para o mercado de trabalho. Nosso diferencial é que as aulas são por videoconferência e podemos conectar estudantes de diversas cidades com a apresentação de um professor. Os acadêmicos podem debater e interagir normalmente na aula, em tempo real. É uma tecnologia muito avançada”, avalia o diretor da unidade de Vitória da Conquista, professor Fábio Correia.

Internacionalização

A Universidade Tiradentes também é referência em internacionalização. O programa de intercâmbio regular com universidades estrangeiras já levou acadêmicos da Unit para praticamente todas as regiões do planeta. Os convênios incluem instituições de ensino superior de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, Irlanda e Hungria. As parcerias envolvem alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.



Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)