Conquista: 1ª Igreja Batista comemora 114 anos com várias atividades

igreja

No período de 14 a 16 de março serão realizadas várias atividades em comemoração ao aniversário de 114 anos da 1ª Igreja Batista de Vitória da Conquista.

Fazendo parte do evento, dentro da própria igreja, localizada ao lado do Banco do Brasil da Praça Barão do Rio Branco, está sendo exposta a bíblia que deu origem a igreja e pertenceu ao fundador Tertuliano Gusmão.

biblia

A programação também vai contar com a presença do  pastor Marcelo Pedro. Ele, ao lado de sua esposa Rute, trabalhava na evangelização da tribo Kuripaco no Amazonas. Atualmente está em Recife finalizando a recuperação de um transplante de medula.

Confira um pouco da história da 1ª Igreja Batista:

A Igreja foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900 por Tertuliano da Silva Gusmão. Ele construiu uma casa de adobe na Fazenda Felícia, de sua propriedade. No registro histórico lemos que Tertuliano era fazendeiro e também comerciante de gado. Ao viajar para comercializar o rebanho, Tertuliano ganhou uma Bíblia de presente. Ao retornar a Conquista, leu o livro com sua família atraindo parentes e amigos. Esse grupo de pessoas reconheceu que a Bíblia é a Palavra de Deus e entregou a vida a Jesus. “Buscaram a Deus em Sua Palavra e O acharam”.

O primeiro pastor foi Antônio Theóphilo de Queiroz, genro de Tertuliano, e que foi preparado para o ministério pelo missionário americano Zacarias Taylor. Em 1905 foi inaugurado um pequeno templo na cidade. Os crentes primitivos em nossa cidade sofreram duras perseguições, como apedrejamentos. Entretanto, resistiram firmes na fé. No ano de 1928, foi inaugurado o terceiro templo, na praça dois de julho, atual Praça Caixeiros Viajantes. Esse templo foi demolido no final dos anos 50, para a construção do atual, inaugurado em 1966, no ministério do Pastor Gérson Rocha.

Hoje a igreja tem 919 membros. Está no sustento de 37 trabalhos missionários espalhados pelo Brasil e mundo afora. São cinco congregações, vários pontos de pregação na zona rural, evangelização nas escolas e os cultos transmitidos ao vivo pela internet e por uma emissora de rádio na cidade. O ministério da igreja atualmente é composto pelos Pastores José Infante Júnior, Vitor Ferreira e Silva e Sidney Siqueira.



Vitória da Conquista

Comentário(s)