Novo aeroporto de Vitória da Conquista: Plano Básico Ambiental é apresentado ao Governo Municipal

DSC_0435

Mais uma importante etapa foi cumprida para o processo de implantação de uma das obras mais aguardas de Vitória da Conquista: o novo aeroporto. Na manhã desta terça-feira, 11, diretores e técnicos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), da empresa Hydros Engenharia e Planejamento e do consórcio Top/Paviservice estiveram reunidos com a equipe da Prefeitura, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, para a apresentação da conclusão do Plano Básico Ambiental do novo aeroporto.

O plano consiste em um conjunto de ações e condicionantes que vão possibilitar as garantias ambientais necessárias no processo de implantação do novo equipamento. Assim, apresenta instrumentos de gestão, uso e ocupação do solo e qualificação paisagística. “O Plano Básico Ambiental é uma das primeiras etapas que a gente tem que fazer para a implantação do novo aeroporto. Para isso, foram feitos vários projetos e agora a gente começará a fazer os procedimentos para execução da obra”, informou o diretor de Terminais do Derba, Denisson Oliveira.

DSC_0431

O Plano Básico Ambiental é construído de vários programas e outros planos que serão necessários para instrução do processo de licenciamento do novo aeroporto e para o modelo de gestão que deverá ser executado de modo a permitir o acompanhamento e o monitoramento do processo de implementação. “Esses planos e programas que estão previstos são necessários para que se tenha uma construção ancorada no princípio da sustentabilidade ambiental”, declarou a representante da Hydros Engenharia e Planejamento, empresa responsável pela elaboração do documento, Liana Viveiros.

O Plano Básico Ambiental contém ações como o Programa de Educação Ambiental; Programa de Reassentamento Involuntário; Programa de Comunicação Social; Plano Urbanístico de Expansão; Plano de Controle de Processos Erosivos; Programa de Integração e Capacitação da Mão de Obra Local; Plano de Recuperação de Áreas Degradadas; Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Programa de Monitoramento da Qualidade da Água; Programa de Resgate e Monitoramento da Flora; Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar; Programa de Controle e Monitoramento de Ruídos; Programa de Sinalização e Controle de Tráfego; Programa de Gerenciamento de Risco, Plano de Ação e Emergência e Contingência; Plano de Afugentamento, Resgate e Monitoramento da Fauna Silvestre e Controle de Aves, entre várias outras ações. Fonte: Secom – PMVC; Fotos: Blog do Rodrigo Ferraz



Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)