Mãe de Glauber Rocha irá receber homenagem póstuma em Conquista

Convite_Homenagem_Dona-Lúcia_Ext

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realiza nessa sexta-feira, 14, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a Câmara de Vereadores, uma homenagem a mãe do cineasta Glauber Rocha, Dona Lúcia Rocha. O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19h. A solenidade contará com a presença do prefeito Guilherme Menezes, do Reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto, do secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício, do Pró-Reitor de Extensão da Uesb, Fábio Félix, do presidente da Câmara Municipal, Fernando Vasconcelos, do diretor do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, Pola Ribeiro, da presidente da Associação Amigos do Tempo Glauber, Paloma Rocha e da coordenadora do Programa Janela Indiscreta e professora do Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Milene Gusmão.

Na ocasião, acontecerá leitura de cartas, moção de aplauso e exibição de dois filmes que homenageiam a mãe do cineasta.  O primeiro será o curta-metragem ‘‘Mãe’’, de Fernando Belens e Umbelino Brasil. E o segundo será o filme “Abry – O filme de Lúcia Rocha”, de Joel Pizzini e Paloma Rocha. Sobre Dona Lúcia – Lúcia Mendes de Andrade Rocha nasceu em Vitória da Conquista, em 16 de janeiro de 1919 e faleceu no início deste ano, no dia 3 de janeiro, no Rio de Janeiro, onde residiu por muitos anos, vítima de um ataque cardíaco.

 

Dona Lúcia, como era carinhosamente chamada pelos amigos, cineastas e artistas próximos a família, dedicou grande parte de sua vida a preservação e a divulgação do legado deixado pelo filho Glauber Rocha, falecido em 1981. Para tanto, criou, no Rio de Janeiro, o Acervo Tempo Glauber. Dona Lúcia esteve presente em quase todos os eventos realizados em Vitória da Conquista pela Prefeitura Municipal e pela Uesb, voltados para a divulgação e o reconhecimento da valiosa obra produzida pelo seu filho. Fonte: Secom – PMVC



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)