Unidades de Saúde de Vitória da Conquista já estão vacinando contra o HPV

restaurante recanto

railane-copy

Meninas de 11 a 13 anos têm até o dia 10 de abril para garantir a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). A vacina começou a ser oferecida em todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista nesta segunda-feira, 10. Em Vitória da Conquista, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, existem 8.288 adolescente entre o público-alvo da campanha. A meta para o município é a imunização de 80% deste público. Para tanto, a Secretaria de Saúde conta com 40 equipes de vacinação espalhadas em 40 unidades de saúde das zonas rural e urbana. “Todas as unidades já estão ofertando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os pais que tiverem filhas nesta faixa etária devem garantir esta proteção a mais para elas”, ressaltou a coordenadora municipal de Imunização, Elba Sampaio, ressaltando que o papiloma vírus humano (HPV) é responsável pelo câncer do colo do útero.

Ernisa Pereira aproveitou o primeiro dia de vacinação para levar a neta, Alessandra Pereira Barbosa, de 11 anos, para se proteger contra o HPV. “Minha preocupação em trazer ela logo foi para que ela cresça protegida deste vírus, para que não tenha câncer do colo do útero”, explicou dona Ernisa.

railane-e-amigas3-572x399

Já Railane Daltro, 13 anos, foi acompanhada de sua amiga, tomar a primeira dose contra o HPV. “Fiquei sabendo da vacina pela ginecologista que me orientou a procurar a unidade”, informou Railane. O esquema de vacina está dividido em três doses: a primeira, até o dia 10 de abril; a segunda, seis meses após a primeira; e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Além da disponibilização da vacina nas unidades, a coordenação de Imunização do Município está organizando a visita às escolas da rede pública e privada para facilitar o acesso das adolescentes a esta proteção. É importante destacar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo, o papanicolau ou o uso de preservativos. Fonte: Secom – PMVC



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)