Justiça do Trabalho em Conquista reconhece vínculo de emprego de executiva de vendas da Avon


cidade verde

DSC_00711

A conhecida multinacional de cosméticos Avon mantém um programa denominado “Executiva de vendas” no qual são selecionadas revendedoras para dirigirem uma equipe de outras revendedoras.

Essas “Executivas” chegam a comandar uma equipe com mais de 100 revendedoras e recebem ordens diretas de gerentes de setores, estas sim empregadas da multinacional com “carteira assinada”.

Prestando esse serviço à Avon desde fevereiro de 2008, uma Executiva de vendas do município de Vitória da Conquista foi “desligada” do programa no final de 2013 contratou Advogado e iniciou uma reclamação trabalhista tentando ter o reconhecimento do vínculo de emprego.

A ação foi julgada parcialmente procedente pela Dr. Cristiane Menezes Borges Lima, Juíza Do Trabalho, na sentença a juíza disse haver elementos suficiente para provar que a Executiva de Vendas trabalha de forma subordinada, recebendo ordens da gerente de vendas da empresa, e, por este motivo considerou a Executiva de Vendas como empregada da Avon.

A Avon foi condenada a pagar aviso prévio, todas as férias do período trabalhado, todos os décimos terceiros do período trabalhado, indenização equivalente ao FGTS com a multa de 40% de todo o período trabalhado, indenização equivalente ao seguro desemprego e diferença salarial nos meses que a Executiva recebeu menos de um salário mínimo.

Procurado pelo Blog, o Advogado que acompanha a reclamante, Dr. Leonardo Cidreira de Farias,disse somente que a sentença é a primeira na região, mas não é a primeira no país e é uma vitória que visa sanar uma injustiça que já vem sendo praticada há tempos pela empresa, destacou também que ainda cabe recurso da decisão para apreciação pelo Tribunal em Salvador e possivelmente em Brasília.

O Blog também levantou a informação de que a sentença só tem efeito para a reclamante, sendo que outras pessoas que passam ou passaram pela mesma situação nos últimos dois anos também podem contratar Advogado para tentarem o reconhecimento do vínculo.



Vitória da Conquista

Comentário(s)


4 responses to “Justiça do Trabalho em Conquista reconhece vínculo de emprego de executiva de vendas da Avon

  1. Como posso proceder nesses casos ?
    Eu também era executiva da avon
    E fui reduzida a uma semana … Me tiraram do programa .
    Fazia um ano e meio que estaca como executiva. Nunca ganhei muiti pois a avon desconta uma % para o FGTS verifiquei na caixa e não consta esses depósitos o que posso fazer? Estou muito insatisfeita pois a avon me tirou todos os bônus e brindes que eu iria receber na CP em que sai …. Brindes e bônus que adiquiri muito antes disso só que a avon leva eternidade para nos entregar

  2. Como posso proceder nesses casos?
    Eu tambem era executiva da Avon, Quatro anos e trez meses, me tiraram do programa, por motivo de metas.subordinada pela gerente, pela presão em bater metas, não consegui com ameaças de me tirar do programa atingi minhas metas.a Gerente disse que era para eu cadastrar novas revendedoras, que ela ia me cadastrar de novo, eu consegui mais seis revendedoras novas, ela passou para outra equipe e não me cadastrou novamente.O que fazer.

  3. Eu fui executiva avon a12 anos sendo cobrada pela empresa todos os dia só que devido a esfprso repetitivo tivi problema nos dois joelho e tive que sair porque não conseguia cumpri as metas o que faco?

  4. Fiz o cadastro para ser revendedora da avon com a executiva Cris,porém no mesmo dia pedi para ela cancelar,pois tenho problemas de hipertensao e meu esposo me aconselhou a não ser revendedora,em fim fizeram pedidos em meu nome sem minha autorização,chegou os pedido e eu recusei a assinar,se meu nome for para SPC como devo proceder.

Comentários fechados