12 Anos de Escravidão vence o Oscar de Melhor Filme; leia a crítica

bbb do recanto

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

unnamed

12 anos de Escravidão ganhou como melhor filme na cerimônia do Oscar realizada na noite de ontem (domingo). Leia a crítica da película escrita por Gabriel José, colunista do Blog do Rodrigo Ferraz sobre cinema:

Com atuações primorosas e uma história que vai comover você por inteiro. 12 Anos de Escravidão, terceiro longa-metragem de Steve McQueen, é  baseado na história real escrita por seu protagonista Solomon Northup, passa perto de ser uma obra-prima e deve agradar todo aquele que bate no peito e diz que adora filmes como Ben-Hur e Um Sonho de Liberdade.

12 Anos de Escravidão conta a incrível história real da luta de um homem para sobreviver e enfim encontrar sua liberdade. O longa é ambientado antes da Guerra Civil dos Estados Unidos, e assim conhecemos o protagonista Salomão Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre do norte de Nova York. Certo dia, após aceitar trabalhar em Washignton, é raptado e vendido como escravo. A partir desse fato, sua vida entra em declínio e passa a viver situações humilhantes, cruéis, assim como gentilezas inesperadas de algumas pessoas que o tem como escravo. Tentando se manter o mais racional possível, o protagonista procura a sobrevivência diária em busca de sua liberdade tirada.

Preocupado com os mínimos detalhes, para o espectador poder acompanhar mais de perto essa comovente história, o diretor britânico Steve McQueen executa um trabalho inaudito. Em todas as cenas, somos reféns do drama do personagem e, comovidos com toda aquela humilhação, torcemos para um desfecho no mínimo digno para esse corajoso ser humano.

Como o filme em si porém, eu não acho que 12anos Anos de Escravidão Não isso tudo que se tem falado, é a melhor obra de Steve Mcquen? É sim senhor, mas tem seus problemas, que ja são da características de seu diretor que são:  a sua especialidade em manipular a plateia , depois dos excelentes trabalhos em Hunger e Shame, o ótimo ator alemão Michael Fassbender volta a fazer uma dobradinha de sucesso com McQueen. Com um semblante duro e ações de tamanha insânia, Fassbender rouba a cena em muitos momentos , e esse é o problema na minha opinião, apesar de otimo ator, ao entrar em cena Michael Fassbender, como o odioso e cruel dono de escravos, os personagens principais passam para segundo plano, Como em Hunger e Shame, Steven mostra-se uma certa obsessão por  Michael Fassbender, o filme passar a ser dele.

Fortissimo Candidato a  ser o grande vencedor Oscar 2014, 12 Anos de Escravidão é um otimo filme, mas em vista a seus oponentes no cacife de Gravidade, e O Lobo de Wall Street, pra mim , não é o merecedor a estatueta de melhor filme , mas podemos já prever sua vitória, ficarei muito feliz se academia resolver coroar um dos seus oponentes aqui citados.



Artigos, Cultura, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)