Revista Gambiarra: saiba como foi o 1º dia do carnaval de Conquista


cidade verde

Por Ana Paula Marques e Rafael Flores – Revista Gambiarra

DSC0914-860x280

O público que esteve presente na Praça Guadalajara em Vitória da Conquista durante a tarde deste sábado (01) se esquentou para o primeiro dia do Carnaval Conquista Cultural ao som das clássicas marchinhas carnavalescas.

A iniciativa foi do Bloco Fita Amarela, que saiu pela primeira vez em 2011 encabeçando a retomada da festa de rua na cidade. Em 2014 o bloco preferiu não desfilar e concentrou-se em uma tenda na praça.

No final da tarde, enquanto as guitarras eram aquecidas no trio elétrico do Grito Rock, a tenda se transformou numa pista de dança de músicas latinas agregando a proposta do Salsa Club.

DSC1063-300x199

Grito Rock

Pela primeira vez o Grito Rock Conquista aconteceu em cima de um trio elétrico. O maior festival integrado do mundo é realizado na cidade há cinco anos e se juntou, em 2014, com a programação do carnaval.

A banda Retrofoguetes foi a primeira a puxar os foliões pela Rua Siqueira Campos até a Praça do Gil. O show que presta homenagem à guitarra baiana e ao frevo elétrico trouxe no repertório canções memoráveis do carnaval baiano desde Armandinho, Dodô e Osmar à Moraes Moreira.

“Tocar em trio, nesse palco que anda e que foi inventado pra se tocar guitarra baiana, que é a nossa pegada, é sempre uma satisfação grande”, afirmou o guitarrista Morotó Slim. A banda, que participa há cinco anos do carnaval de Salvador com o trio Foguetão, fez uma apresentação esse ano na capital baiana no Microtrio, através do projeto Carnaval Pipoca.

Fechando a programação, a banda Suinga arrastou os foliões de volta à Praça Guadalajara, fazendo um trajeto passando pela Praça do Gil e retornando na Avenida Rosa Cruz. O repertório contemplou chicleteiros, fãs do Asa de Águia e do axé dos anos 90. O grupo também trouxe as canções do seu álbum lançado no final de 2013, denominado “Recomeço”.

Para o vocalista Diego Fox, o resgate da festa na cidade é muito importante .”Por mais que a gente saiba o quanto é difícil colocar um trio na rua e receber apoio da prefeitura, é muito importante que tenha essa força, porque carnaval é do povo e para o povo” Esse ano, o grupo participou também do carnaval do Pelourinho, em Salvador.

O Carnaval Conquista Cultural segue neste domingo (02) com o Bloco Na Farofa, com concentração na Praça Guadalajara (Praça da Normal) a partir das 14:00 horas.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)