Declaração de Imposto de Renda começa logo após o Carnaval

bbb do recanto

Logo depois de se recuperar da homérica ressaca carnavalesca, se prepare para enfrentar os números da Receita Federal. É que, logo após a festa, na quinta-feira (6), começa o período para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014. O prazo final é de 30 de abril. Mas quem desejar adiantar o trabalho pode, já na próxima quarta (26), fazer download do programa e incluir as informações no sistema.

“O programa do IR vai estar disponível a partir de 26 de fevereiro, antecedendo o Carnaval. Aqueles que não gostam da folia momesca poderão coletar os documentos e iniciar a preparação da sua declaração. Depois, é só apertar o botão para enviar a partir das 8h do dia 6 de março”, explicou o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto.

Por causa do Carnaval, os contribuintes terão menos tempo este ano para acertar as contas com Leão. No ano passado, o período de entrega da declaração começou no dia 1º de março. A expectativa da Receita é que 27 milhões de pessoas apresentem a declaração este ano, um milhão a mais que em 2013.

Smartphones

Este ano, a Receita trouxe algumas inovações. Uma delas foi a ampliação das funcionalidades do aplicativo para smartphones e tablets. No ano passado, quando iniciou o programa para dispositivos móveis, sete mil das 26 milhões de pessoas que declaram usaram o instrumento. Agora, o aplicativo terá 90% das funcionalidades existentes no programa gerador para desktop. O contribuinte ainda poderá importar de 2013.

O Fisco também iniciará este ano o sistema de declaração pré-preenchida para quem possui certificação digital ou com representante com procuração eletrônica. É necessário, ainda, que a pessoa física tenha apresentado a declaração de 2013, referente ao ano-calendário de 2012. A Receita também precisa já ter recebido as informações da fonte pagadora na importação do arquivo. Outra novidade está no programa gerador, com novas funcionalidades.

As empresas ou planos de saúde poderão entregar arquivos eletrônicos para os contribuintes com as informações de rendimentos ou de despesas com saúde, em vez de comprovante em papel. O contribuinte, então, poderá importar esses dados para os campos da sua declaração.

Declaração pré-preenchida exige certificado digital dos contribuintes

O serviço de pré-preenchimento de declaração do Imposto de Renda será restrito a pessoas que possuem certificados digitais, uma espécie de assinatura digital comercializada no mercado para assegurar as transações.

Pelas contas da Receita Federal, apenas um milhão de pessoas, em um universo de 27 milhões, possuíam certificação digital no ano passado. O sistema de declaração pré-preenchida permitirá que o contribuinte baixe informações sobre fontes pagadoras que já constarão no sistema da Receita. O imposto retido na fonte declarado por um empregador, por exemplo, será enviado automaticamente para o Programa Gerador de Declaração, bastando ao cidadão conferir os dados. Contribuintes que não possuem certificado digital poderão declarar da forma facilitada caso preencham os dados com ajuda de um contador. Um plano anual de certificado digital simples custa mais de R$ 100. (Correio 24 Horas)



Economia

Comentário(s)