Segunda dia da Jornada Pedagógica discutiu os dados financeiros e censitários sobre a educação de Barra do Choça para o ano de 2014

unnamed (1)

A programação da Jornada Pedagógica teve sequência na segunda-feira, 17, no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça. Neste dia foi realizada a apresentação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. O palestrante Fábio Villela, deu sequência às discussões sobre a Escola Significativa, com a abertura de espaço para questionamentos por parte dos professores.

Em seguida, o secretário Ricardo Amorim e o Coordenador Marcos Viana apresentaram os dados financeiros e censitários sobre a educação para o ano de 2014. Segundo eles, houve uma queda no número de alunos em 2013, em relação ao ano anterior. Isso implicará na redução dos recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). O secretário explicou as ações que estão sendo tomadas pela Secretaria de Educação no sentido de garantir a continuidade no processo de valorização profissional dos educadores de Barra do Choça, tendo em vista a previsão de queda de recursos no ano de 2014.

unnamed (2)

Durante o evento, também foi realizado o lançamento do Disk Denúncia, uma campanha da Polícia Militar e do Conselho Municipal de Segurança em prol da melhoria da segurança pública em Barra do Choça. Saiba mais clicando aqui.

unnamed (3)

A Jornada Pedagógica é um momento importante para a educação de toda a rede de ensino. Por meio dela, são oferecidas possibilidades de discussões coletivas sobre temas relacionados às práticas docentes e administrativas as quais deverão nortear a dinâmica escolar do município de Barra do Choça.

De acordo com o projeto da Jornada, apresentado pela equipe do Núcleo Pedagógico da SEMED, o objetivo principal a ser alcançado pela educação municipal é o de formar cidadãos críticos, éticos e autônomos numa relação dialética entre educação e humanismo, para exercerem, de forma coerente, seus direitos e deveres, assumindo-se como sujeitos sociais e históricos.

Confira a programação completa da Jornada Pedagógica:

CRONOGRAMA

1ºDIA -14/02/2014

17h00Acolhimento

17h30 Abertura – Composição da mesa

18:00 Posse dos Gestores Escolares – Gestão 2014/2015

19h00 Palestra Magna: Fundamentos da Escola significativa

Fabio C. B. Villela – Doutor em psicanálise, professor da Unesp e autor de Edições Loyola, Fábio Villela propõe fundamentos para retomar as relações de vínculo entre alunos, professores e a instituição escolar.

A escola significativa tem como propósito fornecer as bases de uma pedagogia, cujo cerne é à constituição de uma escola interessante, desafiadora, acolhedora e significativa para o aluno, que permita superar um cenário tenso, de desinteresse e de desencanto tanto pela escola, como pelo aprendizado escolar, que tem caracterizado tão comumente as escolas de nosso país.

20h30Coffee Break

21h00 Momento Cultural – Evandro Correia

2ºDIA -17/02/2014

08h00Acolhimento

08h30 Abertura

09:00 apresentação dos Programas e Projetos da SEMED.

19h00 Palestra Magna: Fundamentos da Escola significativa

OBS: Os dias 17(tarde), 18 de 19 de fevereiro os trabalhos serão desenvolvidos por etapa e ou modalidade da educação básica e os projetos estarão em anexo.

Esta programação está pautada dentro do critério da flexibilidade, portanto, poderá sofrer modificações no decorrer de seu desenvolvimento. Fotos: Rosenilton Barbosa



Educação, Sudoeste

Comentário(s)