Operação da Polícia Federal em Conquista e região busca prender ex-prefeitos e empresários por fraudes de R$ 60 milhões


cidade verde

DSC_0876

Uma operação em Vitória da Conquista e outras nove cidades no sudoeste da Bahia cumpre 13 mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (18). Realizada pela Polícia Federal da região, a Operação Granfaloon busca prender ex-prefeitos, empresários, ex-secretários municipais e ex-vice-prefeitos acusados de fraudarem licitações e desviarem recursos federais para as áreas de saúde, educação e transporte.

De acordo com a polícia, um grupo de empresário se vinculava a prefeitos dos municípios de Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Anagé, Caraíbas e Tremedal para fraudar contratos de prestação de serviços de transporte escolar e transportes diversos na região sudoeste, assim como contratos de prestação de serviços de gestão dos serviços de saúde municipais.

A quadrilha simulava a existência de licitações e contratava empresas de fachadas que não tinham empregados, patrimônios e sedes. A Polícia Federal estima que foram desviados R$ 60.879.949,00 dos cofres públicos durante os anos de 2008 e 2012.

As buscas e apreensões nas cidades de Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Encruzilhada, Paramirim, Poções, Planalto, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.As investigações começaram depois que relatórios da Controladoria Geral da União apontaram o desvio e apropriação indevida de verbas públicas federais.

Os acusados responderão pelos crimes de fraude em licitações, desvio de verba pública e formação de quadrilha. O resultado da Operação Granfaloon será apresentado em uma coletiva, marcada para às 11h, na sede da Delegacia da Polícia Federa em Vitória da Conquista.  Com informações do Correio da Bahia



Polícia, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)