Criação da Universidade Federal do Sudoeste ganha o apoio do Conselho Superior da UFBA


cidade verde

unnamed (1)

A iminente aprovação no Conselho Universitário da UFBA da proposta de desmembramento do Campus Anísio Teixeira/ Vitória da Conquista, prevista para a próxima reunião deliberativa, levou os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) a reforçarem as articulações em defesa da sua transformação em Universidade Federal do Sudoeste. Eles buscaram o apoio do secretário estadual de Educação, Oswaldo Barreto, em audiência, ontem (11), com a participação do vice-reitor da UFBA, Luís Rogério, e do diretor do campus conquistense, Orlando Caires.

O secretário, sensibilizado com causa, destacou a atuação de Waldenor e Zé Raimundo, que “têm se notabilizado pela defesa da região com propostas estruturantes, com importante articulação com as instituições e o olhar focado na educação”. Também participaram da audiência o subsecretário de Educação, Aderbal de Castro, o coordenador de Educação Superior da SEC, Nildo Pitombo e o assessor do gabinete do secretário, Sérgio Miranda.

O desmembramento do campus conquistense já havia sido aprovado pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) e a sua confirmação no Conselho Universitário, segundo os deputados, o vice-reitor e o diretor, oferecerá condições básicas para a criação de uma nova universidade que atenda aos anseios do Sudoeste. A região, que experimenta um momento de franca expansão e desenvolvimento, deve ampliar o seu potencial econômico a partir da Ferrovia Oeste/Leste (FIOL), do Parque Eólico, da produção de café, da  expansão da indústria construção civil e do seu potencial mineral. Desde já, a  nova universidade abrangeria, segundo eles, uma área de influência com mais de 2 milhões 400 mil habitantes.

O campus conquistense já oferece seis cursos de graduação, dois de mestrado, um de doutorado e acaba de ser contemplado com a criação do curso de Medicina, com 80 vagas. Além disso, ganhou investimento da ordem de R$ 15 milhões para implantação de centros de convivência (com restaurante) e desportos e da biblioteca, fruto de articulação do deputado Waldenor, que respondendo pela Relatoria da área de educação no Orçamento da União de 2013 sensibilizou o ex-ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para a necessidade de fortalecer o campus vislumbrando a nova universidade federal.

A proposta de criação da Universidade do Sudoeste ganhou apoio da bancada federal baiana, que assinou documento entregue em junho passado à presidente Dilma Rousseff, cuja cópia foi entregue também ao secretário pelo deputado Waldenor, autor da iniciativa. Zé Raimundo, que na sua gestão como prefeito contribuiu efetivamente para a implantação do campus, disponibilizando terreno e apoio da infraestrutura municipal, também reforçou a proposta: “Trata-se de uma região extremamente dinâmica e com grande potencial, que precisa ser contemplada na educação superior pública e federal”. Fonte: Assessoria Parlamentar



Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)