Conquista: adutora do Rio Catolé começa a funcionar na próxima semana; racionamento promete chegar ao fim

restaurante recanto

foto 2

Nesta terça-feira (11) membros do Governo Municipal da Prefeitura de Conquista, juntamente com o gerente da Embasa da cidade, Álvaro Aguiar, visitaram a estação adutora do Rio Catolé, no Município de Barra do Choça. O equipamento que aumenta a oferta de água para Vitória da Conquista foi recentemente concluído e passará a funcionar na próxima semana.

A primeira elevatória, no próprio rio, conta com seis bombas que conduzirão a água para uma próxima, mais alta, e, daí para mais duas em terrenos mais altos. Cada elevatória possui bombas para impulsionar a água para a subsequente. Depois disso, a água é levada para a barragem para a Barragem de Agua Fria, por gravidade.

foto 1

Álvaro Aguiar explica que essa adutora ainda não aumentará a capacidade de produção.  “Esse sistema de água que nós vamos começar a usar vai suprir o déficit que nós temos. É um sistema emergencial, o que nós chamamos de fio d’água. Em algumas épocas do ano, nós vamos usar essa água para suprir 15 mil litros de água por dia que faltam na outra, até que chova e encha a outra novamente”, informa.

A expectativa é que, com o funcionamento da adutora, o racionamento de água chegue ao fim na capital do Sudoeste. Fotos: Secom – PMVC



Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)