Os melhores shows de Conquista


cidade verde

Por Gilmar Dantas – Especial para a Revista Gambiarra

Foto: Rafael Flores
Foto: Rafael Flores

Difícil dizer quais foram os melhores shows da história da cidade com apenas alguns dias de pesquisa. Creio que esta lista poderá ser mais justa e completa com uma pesquisa melhor elaborada, mas esta já serve como esboço para uma próxima. Se alguém se interessar por bancar a empreitada, estou à disposição. Acho que é uma pesquisa importante e renderá um bom livro. Muitas dessas informações não estão registradas em lugar algum e correm o risco de ficarem completamente perdidas.

20 – Amado Batista (1989) – Parque de Exposições

O show mais lotado da história da cidade. Não dá pra precisar quantas pessoas haviam na hora que Amado Batista subiu ao palco, mas a organização confirma que sessenta mil ingressos foram vendidos neste dia. Uma marca incrível e até hoje não foi alcançada (e acredito muito, pelo tipo de mercado que temos, que esta marca dificilmente será batida).

19 – Criolo (2012) – Praça Barão do Rio Branco

Primeiro grande nome do hip hop a fazer show na praça. A polícia foi embora na metade do show e uma briga aconteceu. No auge da tensão, Criolo parou o show e disse: “Nós não conhecemos os procedimentos locais pra resolução destes problemas. Então, vamos, humildemente, esperar vocês seguirem os trâmites da cidade e depois continuamos o show”. A briga parou imediatamente e o show seguiu sem maiores incidentes.

18 – Radiola + Otto (2010) – Praça Barão do Rio Branco

Uma das formas de baratear os custos para trazer grandes artistas acabou propiciando a criação de shows incríveis. Nesta mesma linha, podemos incluir “Autoramas + BNegão” (2011), “Vendo 147 convida Pepeu Gomes, Lucas Santtana e Nina Becker (2012) e Móveis Colonais de Acaju convida Leoni (2012).

17 – Milton Nascimento (2013) – Praça Barão do Rio Branco

Encerrou com maestria um ano incrível pra quem gosta de ver grandes nomes da mpb. Um dia marcado por muita chuva, que impediu muita gente de sair de casa, mas os grandes fãs de Milton que se arriscaram a ir pra praça saíram extasiados. Em 2013, também se apresentaram na cidade Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Djavan e Erasmo Carlos.

16 – Cordel do Fogo Encantado (2003) – Praça Tancredo Neves

A primeira vez que uma atração conhecida apenas entre os mais jovens e que nunca tocou nas rádios da cidade surpreende a prefeitura (Teatro Mágico e Móveis Coloniais repetiram o feito mais tarde). Com direito à presença do então prefeito Zé Raimundo.

15 – Biquini Cavadão (2005) – Parque de Exposições

O Festival de Inverno Bahia nunca foi de arriscar muito nas atrações. Principalmente nos últimos anos, passou a trazer somente aqueles artistas que frequentam as listas de mais vendidos  Entretanto, o show do Biquini na primeira edição do evento transformou a banda em um símbolo do próprio festival.

14 – Lobão (1994) – Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Sem banda e tentando recomeçar uma carreira, Lobão vagava pelo país aceitando os convites que apareciam. Os shows, ou não tinham nenhuma estrutura, ou não tinham público. Na maioria das vezes, nem um nem outro. Em Conquista, num show acústico acompanhado apenas por um músico, o roqueiro encontrou um teatro cheio e, empolgado, descarregou todos os seus sucessos.

13 – Racionais MC’s (2006) – Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

A banda não precisou tocar nenhuma música para fazer um show incrível. A presença do grupo é tão impactante que bastou subir no palco para conversar com a galera da periferia pra ser um espetáculo inesquecível para os dois mil jovens que compareceram ao evento.

12 – Engenheiros do Hawaii (1989) – Parque de Exposições

Em uma programação que tinha artistas como Amado Batista e Zezé di Camargo e Luciano, o Engenheiros era o patinho feio da festa. No auge e com sua formação clássica, o grupo enfrentou os preconceitos e colocou o rock na exposição agropecuária.

11 – Paulo Sérgio  (1972) – Cine Glória

Um show no auge da carreira de um artista que faleceu com apenas 36 anos de idade. Neste mesmo ano, Paulo Sérgio assinou um contrato com a Copacabana que foi considerado o mair acontecimento artístico daquele ano, por conta das cifras envolvidas e o seu cachê era equivalente ao de Robero Carlos.

10 – Wanderley Cardoso (1967)* – Lomantão

No ano em que lançou “O Bom Rapaz”, que vendeu mais de cinco milhões de discos, Wanderley fez um show no Lomantão, que fora inaugurado no ano anterior e passou a ser palco de grandes shows.

09 – Nelson Gonçalves (1974) – Tacuara Drinks

No mesmo dia, o cantor fez dois shows na cidade. O primeiro, para as famílias, aconteceu no Cine Glória. Mas o segundo era o mais concorrido, por ser destinado à boemia. O Tacuara já abrigou grandes shows importantes na cidade, como o de Jair Rodrigues (1980) e da Tia Arilma (década de 1980)

08 – Los Hermanos (2005) – LZ129

Em plena tour do disco Ventura, ou seja, auge da banda, Los Hermanos veio à Conquista e fez um show incrível que foi presenciado apenas por 300 pessoas. Este evento foi responsável pela criação de um imenso público do grupo na cidade e vários dos presentes iriam montar bandas motivadas por esta apresentação.

07 – Petra (2003) – Lomantão

Uma banda conhecida internacionalmente e um dos maiores nomes da música gospel de todos os tempos veio ao Brasil e fez um único show, justamente este de Vitória da Conquista.

06 – Jimmy Cliff (1992)* – Clube Social

Maior nome internacional a se apresentar na cidade. Muita gente duvidou que este show realmente aconteceria. O evento foi marcado por diversas peculiaridades, com destaque para o acidente na Serra do Marçal que destruiu o Opala Comodoro exigido pela produção do artista (Jimmy Cliff não se encontrava no carro).

05 – Raimundos (2000) – Parque de Exposições

Em um período que a cidade recebeu shows de Titãs, Paralamas do Sucesso e Los Hermanos, foi o hardcore dos Raimundos que mais levou público ao parque de exposições. Cerca de dez mil pessoas assistiram a quase três horas de um show meses antes da banda implodir com a saída de Rodolfo.

04 – Luiz Gonzaga (1976) – Praça Barão do Rio Branco*

Não foi a primeira vez do rei do baião em Vitória da Conquista, mas esta show marcava o início de uma extensa turnê no Norte/Nordeste do país toda patrocinada pela fábrica de bicicletas Monark.

03 – Raul Seixas (01 de janeiro de 1977) – Lomantão

O maior nome da história do rock baiano levou 15 mil pessoas ao Lomantão em um show incrível. O evento aconteceu no dia 02 de janeiro do ano em que o punk rock se tornou popular e há pessoas que acreditam não se tratar de Raul, mas de um cover dele, por conta da qualidade do som estar perfeita no dia, gerando também a dúvida de ter sido playback.

02 – Gilberto Gil (1972) – Cine Glória

O primeiro show de Gilberto Gil ao voltar do exílio foi justamente na capital do sudoeste baiano, na terra em que seu pai escolheu viver.

01 – Roberto Carlos (1973) – Lomantão

Depois de várias vezes ser anunciado, finalmente Roberto Carlos veio á cidade. Nesta época, Roberto já havia deixado a fase da jovem guarda e fazia sucesso internacional como cantor romântico.



Artigos, Bahia, Brasil, Cultura, Internacional, Vitória da Conquista

Comentário(s)


3 responses to “Os melhores shows de Conquista

  1. Correção, nos shows do Festival de Inverno, da Rede Bahia, já tivemos muito mais que 60.000 pessoas, basta buscar os dados oficiais junto à PM ou aos organizadores do evento.

  2. Alguns desses shows , eu não tive conhecimento.
    Contudo, como não mencionar na lista dos melhores:
    Zélia Duncan (na Praça Barão do Rio Branco)
    Lenine ( na Praça Barão do Rio Branco)
    Zeca Baleiro ( na Praça Barão do Rio Branco)
    Fagner (na Praça Barão do Rio Branco)
    Gal Costa ( na Praça Barão do Rio Branco)
    Oswaldo Montenegro ( na Praça Barão do Rio Branco)
    Teatro Mágico (na Praça Barão do Rio Branco)
    Ritchie ( no auge do sucesso no Ginásio de Esportes)
    Lulu Santos (no Festival de Inverno)
    Maria Rita ( no Festival de Inverno)

Comentários fechados