Adutora do Rio Catolé segue em fase de testes


parque logistico

DSC_0125

Desde o início do mês de janeiro a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deu início aos testes operacionais para o funcionamento da Adutora do Catolé, que vai suprir o déficit de água nas barragens de Água Fria I e II, responsáveis pelo abastecimento de Vitória da Conquista.

O gerente regional da Embasa, José Olimpio, revela que a expectativa é de que nos próximos dias o sistema comece a funcionar normalmente.

“Com a adutora entrando em vigor, o racionamento no abastecimento de água de Conquista vai acabar, mas é fundamental que a população continue economizando, sem desperdiçar a água”.

Com investimento de R$ 33 milhões, a obra emergencial é composta de 15,3 quilômetros de tubulação, três estações elevatórias e um barramento no rio Catolé Grande com uma captação flutuante que terá capacidade para transportar 300 litros por segundo até a barragem de Água Fria II.

Atualmente, os rios que alimentam os reservatórios de Água Fria I e II ofertam uma vazão média de 350 litros por segundo, resultando numa retirada diária de aproximadamente 45 mil metros cúbicos para atender o sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista e Belo Campo.



Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)