Falta de vagas na UTI neonatal do Hospital Esaú Matos gera indignação em família

Hospital-Esaú411

A falta de vagas na Unidade de Terapia Intensiva para recém-nascidos está sendo motivo de desespero para a família da pequena Emily dos Santos.  A criança está internada no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, desde o dia 04 de fevereiro.

O bebê de apenas oito dias de vida deu entrada na unidade médica no dia 04 de fevereiro em estado delicado de saúde.  Os médicos suspeitam que a criança esteja com sepse neonatal, uma doença grave conhecida popularmente como infecção generalizada. Para ser tratada dessa doença, a criança precisa estar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva  (UTI). O problema é que não há vagas na UTI neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos.

Os pais da pequena Emily acionaram a Justiça para garantir essa vaga por meio de liminar, mas até agora não obtiveram resposta do judiciário. A coordenadora pediátrica do hospital, Drª Aline Andrade, emitiu um relatório médico atestando a necessidade de uma UTI neonatal para esse tratamento. No documento, a médica afirma ainda que o quadro clínico da criança está se agravando e explica que o serviço de UTI neonatal do Esaú Matos está lotado.

Os pais da criança estão desesperados com essa situação. “Eu não quero perder a minha filha. Está sendo um transtorno muito grande ter que aguardar por essa vaga, pois até agora não temos nenhuma ideia de quando essa vaga vai surgir”, desabafou o pai da criança, Milton Cruz. Texto: Daniel Silva



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Falta de vagas na UTI neonatal do Hospital Esaú Matos gera indignação em família

  1. E o aparelho de RAIO-X que a mais de um ano que não funciona…todas as vezes que precisei tive que levar meus filhos no HGVC ou fazer particular… É uma vergonha….

  2. Infelimente é uma questão muito complicada e que não depende apenas da boa vontade dos funcionários (ou, grande parte deles) em resolver esse problema. O Esaú Matos é um hospital de referência para esses casos, porem a demanda é muito grande e o mesmo já se encontra acima do limite de leitos. Isso é um problema governamental que deveria abrir unidade de UTI neo. Como é o caso do HGVC que já tem o local, equipamentos, funcionários… e até agora não está funcionando!!! Será q eles estão esperando chegar mais perto das eleições para abri-la??? Sempre manipulando o povo.

Comentários fechados