Estudantes da Ufba de Conquista discutem sobre saúde mental na atenção básica


parque logistico

DSC_9421-598x399

Decididos a pôr em discussão a ideia de se tratar a saúde mental a partir da atenção básica, estudantes do curso de Enfermagem do Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), promoveram, na manhã do último sábado, 1º, a última das oito sessões técnicas realizadas no atual semestre, com o tema “Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde”. A atividade foi direcionada a alunos de cursos da área de saúde, como Psicologia, Nutrição e Medicina, além de Enfermagem.

A sessão contou com participações de profissionais que atuam em serviços de saúde coordenados pela Prefeitura, como a psicóloga Monique Brito, responsável pela Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Monique falou aos estudantes sobre os projetos atualmente desenvolvidos no município, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e iniciativas que ainda serão implantadas, a exemplo da Unidade de Acolhimento. “É um serviço para usuários de álcool e outras drogas que precisam receber cuidados fora de sua residência. São aqueles que necessitam de uma internação de curto prazo para que, posteriormente, seja trabalhada a sua reinserção”, informou.

As outras palestras da sessão foram ministradas pelos enfermeiros Geslaney Reis e Monique Viana. Geslaney, que atua no Caps-AD de Vitória da Conquista, falou a respeito da percepção dos profissionais da Equipe de Saúde da Família acerca de ações de saúde mental na atenção primária. A base de sua palestra foi seu trabalho de conclusão de curso. Fonte: Secom – PMVC



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)