Semana de Combate à Hanseníase realiza ação educativa na Praça 9 de Novembro

cambui

DSC_9102

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, realizou, nesta quinta-feira, 30, mais uma ação da Semana de Combate à Hanseníase, dessa vez na Praça 09 de Novembro. A semana, que tem como tema “Apague essa mancha”, visa intensificar as ações de prevenção e de tratamento da hanseníase.

“Precisamos alertar a população sobre os perigos da hanseníase. Muitos não sabem nem que essa doença existe. Então, se a população não vem até nós, no serviço, nós iremos até a população. E é por isso que estamos aqui, para chamar atenção da comunidade para essa doença”, explicou a coordenadora do serviço, Edilene Viana.

Durante todo o dia, a população que passava por ali pôde saber mais informações a respeito da hanseníase e esclarecer as dúvidas. Além disso, a população também pôde aferir a pressão e medir a glicose. O Serviço Social do Comércio (Sesc) também participou da ação oferecendo massagens e pintura facial.

Sobre a doença – A hanseníase é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de Hansen, Mycobacterium Leprae que atinge a pele e os nervos, podendo causar deformidades físicas que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce da doença e o tratamento imediato. É transmitida quando uma pessoa doente, que ainda não recebeu tratamento medicamentoso, tosse ou espirra; não se passa por meio de abraço, aperto de mão ou carinho. Fonte: Secom – PMVC



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)