Movimentos Sociais lançam Plebiscito Popular em Conquista

cambui

unnamed

Será lançado na próxima terça, 04 de fevereiro, às 18h, no Auditório da Escola Normal, o Comitê Municipal do Plebiscito Popular para reforma do sistema político brasileiro.  A plenária de lançamento contará com a presença de diversas organizações populares e movimentos sociais de Vitória da Conquista e região Sudoeste e será aberta para toda a sociedade. Durante o ato, representantes das entidades farão uma exposição sobre o tema e abrirão uma mesa de dialogo com a população.

A iniciativa do Plebiscito Popular por uma constituinte exclusiva soberana do sistema político brasileiro é uma bandeira de reivindicação antiga dos movimentos organizados e ganhou força após as manifestações de 2013, quando milhões de jovens foram às ruas para lutar por melhores condições de vida. Inicialmente contra o aumento das tarifas do transporte, mas rapidamente a luta por mais direitos sociais estava presente nas mobilizações, pedia-se mais saúde, mais educação, mais democracia. Nos cartazes, faixas e rostos pintados também diziam que a política atual não representa essa juventude, que quer mudanças profundas na sociedade brasileira.

Como resultado das mobilizações, a população brasileira obteve conquistas em todo o país, principalmente com as revogações dos aumentos das tarifas dos transportes e até mesmo a diminuição da tarifa em algumas cidades, demonstrando que é a luta que muda. No entanto, nem todas as reivindicações foram atendidas pelos poderes públicos. Na opinião do advogando e militante social, Alexandre Garcia, as reivindicações não foram completamente atendidas “porque a estrutura do poder político no Brasil e suas regras de funcionamento não permitem que se avance para mudanças estruturais profundas. Apesar de termos direito ao voto nas eleições, existe uma complexa teia de elementos que são usados nas campanhas eleitorais que ajudam a garantir a vitória de determinados candidatos”, opina.

Para solucionar todos esses problemas fundamentais da nossa sociedade (educação, saúde, moradia, transporte, terra, trabalho, etc.), diversas organizações populares e movimentos sociais se reuniram em setembro de 2013 em São Paulo para propor uma iniciativa popular e chegaram ao entendimento de que não basta mudar os representantes que estão no Congresso Nacional, mas sim o Sistema Político Brasileiro. Como os movimentos acreditam que os atuais representantes não vão receber as demandas, juntos, propuseram organizar um Plebiscito Popular na perspectiva de instituir uma Assembleia Constituinte, que será exclusivamente eleita e terá poder soberano para mudar o Sistema Político Brasileiro. A avaliação é que somente através dessa mudança será possível encontrar uma saída para os diversos problemas que afligem o povo brasileiro. Para realizar as atividades da campanha, estão sendo formados comitês populares em todas as cidades brasileiras que na Semana da Pátria, de 01 a 07 de 2014, coletará os votos do Plebiscito Popular.



Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Movimentos Sociais lançam Plebiscito Popular em Conquista

  1. A Sociedade Civil se mobilizando através dos movimentos sociais, sindicais, pastorais, religiosos, conselhos de classes e de controle social, militantes de partidos políticos e outras organizações, juntos pela Reforma Política.Dia 04 de fevereiro de 2014, as 18:00, horas na Escola Normal, estaremos promovendo um encontro de lançamento das atividade do Plebiscito Popular.Todas as instituições organizadas de Vitória da Conquista estão convidadas a participarem desse ato de cidadania por uma Constituinte Exclusiva e Soberana.

Comentários fechados