Estudantes de enfermagem da UFBA de Conquista realizam protesto


cidade verde

1829

Na tarde desta quarta-feira (29) cerca de 50 estudantes das quatro turmas do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, fizeram manifestação no campus Vitória da Conquista. De acordo com os estudantes há um déficit de 16 professores no curso o que tem prejudicado o andamento das atividades curriculares.

Os estudantes saíram ao portão da universidade de jaleco e com cartazes na mão exigindo da reitoria soluções para os problemas do campus de Conquista. Segundo eles, algumas disciplinas tem sido ministradas de maneira improvisada, por professores substitutos que chegam as vezes com pouco menos de dois meses para o fim do semestre e lecionar a matéria carente.

Durante o protesto, estudante de todas as turmas estavam manifestando suas demandas porém os estudantes do 4° período estão preocupados com a possibilidade de não terem clínica geral já no quinto semestre, devido a carência de discentes.

A direção do Instituto Multidisciplinar em Saúde do campus da Ufba em Conquista admitiu ter um déficit de educadores efetivos para o curso de Enfermagem. Informou, ainda, que aguarda a liberação de quatro vagas para professores substitutos para que todos os componentes curriculares 2014.1 possam ser ofertados. Sobre a contratação de profissionais regulares, a direção afirma: “a unidade universitária não dispõe mais de vagas para professores efetivos, pois o quadro de vagas pactuado com o MEC foi completado no último edital de concurso em novembro de 2013”.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da Ufba em Salvador, quando há a necessidade de contratação, abre-se concurso, mas o processo não costuma ser rápido, já que algumas disciplinas exigem habilidades específicas dos professores candidatos e, portanto, uma certa “logística” para seleção do profissional. Texto e foto: Muller Nunes – Aprochego



Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)