Automedicação – Entendemos o risco?

Por Pablo Maciel – Farmacêutico (Colaborador do Blog do Rodrigo Ferraz)

unnamedO Conselho Federal de Farmácia utilizou a campanha nacional em comemoração ao Dia do Farmacêutico, dia 20 de janeiro, para chamar atenção da população sobre a automedicação, por meio da divulgação de um vídeo que trata sobre o assunto. A automedicação é considerada como a prática de utilizar medicamentos sem aconselhamento e/ou acompanhamento de um profissional qualificado. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas, cerca de 20 mil pessoas morrem todo ano no Brasil vítimas de utilização inadequada de medicamentos.

Esses números, ainda que subestimados, devido a falta de notificação e/ou identificação de várias causas de morte, mostram que a utilização de medicamentos sem aconselhamento e/ou acompanhamento de um profissional habilitado é um grave problema de saúde pública.

Neste sentido, o Conselho Federal de Farmácia alerta a comunidade sobre o tema, além de promover a atuação decisiva do profissional Farmacêutico nas Farmácias e Drogarias para orientação e aconselhamento dos pacientes que fazem uso de medicamentos.

Assista o vídeo:



Artigos, Bahia, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)