Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista comemora 114 anos

Por Pastor Marcos Infante (Matéria publicada no jornal Diário do Sudoeste da Bahia)

foto 1

Ela é a primeira igreja protestante do interior da Bahia e a terceira Igreja Batista do Brasil. São 114 anos de dedicação e muito trabalho.

O exemplar da Bíblia Sagrada que deu origem à Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista encontra-se em exposição na própria 1ª Igreja, onde fica exposta a visitação pública até o dia 16 de março, nos dias e horários dos cultos.

Preservada pela família, a Bíblia foi impressa em 1884 pela Sociedade Americana da Bíblia. Ela tem 19 centímetros de comprimento, 12 de largura e cerca de 6 de altura. São detalhes os números dos capítulos em algarismos romanos, e as páginas centrais, onde encontram-se os registros de nascimento e falecimento dos filhos. Como a própria família deu continuidade aos registros dos óbitos, o material se transformou em rica fonte de pesquisas, considerando que há muitos de seus remanescentes em francas atividades, tanto na cidade, como na região Sudoeste, no Estado da Bahia e, por fim no Brasil inteiro.

foto 2

A história – A Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista, foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900 por Tertuliano da Silva Gusmão. Ele construiu uma casa de adobe na Fazenda Felícia, de sua propriedade. No registro histórico lemos que Tertuliano era fazendeiro e também comerciante de gado. Tertuliano da Silva Gusmão, baiano de Vitória da Conquista, nascido em 1831 e falecido em 1919, era pai de Justino da Silva Gusmão, irmão de Laudicéia Gusmão e de Melânia da Silva Gusmão, casada com Cândido Sales.

Junto aos irmãos, Tertuliano teve por herança a fazenda “Santana”, que abrangia todos os terrenos dos lugares “Felícia”, “Lagoa de Baixo”, “Santa Rita” e “Jatobá”. Tertuliano fundou a primeira Igreja protestante no interior da Bahia, na fazenda “Felícia”, a terceira Igreja Batista no Brasil.

Tudo começou com apenas uma Bíblia – Em uma de suas inúmeras viagens comercializando seus rebanhos, Tertuliano ganhou uma Bíblia de presente. Em seu retorno a Vitória da Conquista, leu o Livro com sua família atraindo também a curiosidade de mais parentes e amigos. Então, essas pessoas reconheceram que a Bíblia é a Palavra de Deus e entregaram suas vidas a Jesus: “Buscaram a Deus em Sua Palavra e O acharam”.

Nesse ano de 2014, a Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista, está agradecendo a Deus pelos seus 114 anos de existência. Tem em seus registros 919 membros cadastrados.

Considerada como referência na vida da própria cidade, a 1ª Igreja mantém viva a tradição de celebrar seus cultos aos domingos às 10:15 horas e às 19:00 horas.

Os cultos são transmitidos ao vivo pela internet e também pela rádio Melodia FM 87,9 nas manhãs de domingo. Às quartas-feiras, os cultos são dirigidos a estudos bíblicos, a partir das 19:30. Entre tantas atividades, a igreja mantém ativas as escolas dominicais divididas em grupos de estudos bíblicos.

Nesse momento em que se celebra seus 114 anos, a congregação vai receber o casal missionário Marcelo Pedro e Rute, nos dias 14 a 16 de março.

Atualmente o ministério da igreja é composto pelos Pastores José Infante Júnior, Vitor Ferreira e Silva e Sidney Siqueira, que coordenam os departamentos e os projetos juntamente com o corpo diaconal. “Filhinhos, já é a Última hora” I Jo 2:18a.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)


2 responses to “Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista comemora 114 anos

  1. Louvo ao nosso grande Deus, pela existência desta igreja e tantas outras que zelam pela transmissão do recado de Deus, ao seu povo que está em trevas, e nos que somos luz, precisamos aclarar aos que estão em trevas!!
    Um abraço do v.conservo em Cristo
    pr. Arsntes
    paracambi Rio de Janeiro

  2. E pensar que uma obra de suma importância foi fundada pelo tara avó, me deixa super orgulhosa!
    Sinto-me privilegiada com tamanha grandeza!!

Comentários fechados