Deputado baiano critica criminalização de ‘rolezinhos’

Deputado Marcelino Galo

A criminalização dos encontros de jovens em shoppings, chamados de rolezinhos, foi criticada neste sábado (18) pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT/BA). Ele afirmou que os últimos acontecimentos no Brasil, em especial em São Paulo, revelam o grau de segregação social e racial impostos pela sociedade à juventude da periferia com a conivência do poder público.

“É a exclusão urbana e social e o preconceito em seu formato bruto, promovido por uma elite atrasada, somado a falta de espaços para as práticas esportivas, culturais e artísticas para os jovens da periferia. O Estado, através de sua força militar, a propósito, não pode criminalizar essa juventude nem permitir – muito menos patrocinar – a violência, a intolerância e o preconceito. A juventude pobre e negra deste país merece respeito, e não pode continuar a ser excluída e criminalizada”, enfatizou o petista através de sua conta no Facebook.

Galo também avalia que a sociedade e o poder público foram convidados pelos jovens a refletir sobre a organização social e defendeu políticas públicas que promovam a inclusão através do esporte, da arte e da cultura. “Graças à rebelião dos excluídos, a perversidade socioeconômica veio à tona – para alguns – com mais nitidez, de modo que já passou da hora da sociedade fazer essa reflexão e o poder público promover o debate com aplicação de políticas públicas inclusivas e efetivas que viabilize a mobilidade cultural, esportiva e artística para os jovens das periferias. A rebelião sadia dos jovens, que saem assim da invisibilidade social, portanto, nos traz essa importante contribuição nesse contexto de luta de classes”, pontuou Marcelino, antes de concluir. “Não se pode negar aos jovens da periferia o direito constitucional de ir e vir. O direito a arte, cultura e educação”.

Em solidariedade ao que acontece em São Paulo, o primeiro rolezinho articulado na Bahia está marcado para acontecer no Shopping Barra, em Salvador, no dia 1º de fevereiro. O encontro mobiliza os baianos nas redes sociais.



Bahia, Política

Comentário(s)