Vitória da Conquista vai reutilizar água de esgoto para irrigação

Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles, assinou o termo de cooperação junto com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira
Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles, assinou o termo de cooperação junto com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira

Nesta quarta-feira (15) o secretário estadual de agricultura, Eduardo Salles, apresentou um projeto para a Embasa de  reaproveitamento da água proveniente da estação de tratamento de esgoto de Conquista para irrigação. A iniciativa surgiu após  muitas reuniões , visitas à campo e elaboração do projeto.

“Há alguns anos viajei para Israel, quando ainda trabalhava na iniciativa privada, e pude visitar diversos projetos como este funcionando com muita eficiência”, explica o chefe da pasta.

Durante a apresentação, foi assinado um termo de cooperação técnica que tem como projeto a viabilização da utilização  dos efluentes tratados provenientes de sistemas de esgotamento sanitário para fomento da produção agrícola por meio de projetos de irrigação para reuso de efluentes tratados de esgotamento sanitário.

Na prática hoje os 300 litros por segundo ( L / s ) produzidos que em breve serão 600 L / s, poderão irrigar até 600 hectares de áreas agricultáveis próximas a estação por gravidade. Ainda consta no projeto a inclusão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) para acompanhar os testes da iniciativa.



Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Vitória da Conquista vai reutilizar água de esgoto para irrigação

Comentários fechados