Conversas Infinitas: Mídia Ninja e Mulheres no Movimento Hip Hop na segunda semana do evento em Conquista

1506577_448433448612886_727621170_n

A segunda semana do curso de produção cultural “Conversas Infinitas no Centro de Cultura” vai ter como temas a “Mídia NINJA e fotojornalismo” e “Mulher no Movimento Hip Hop”. Os encontros acontecem na quarta e quinta-feira, a partir das 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A entrada é gratuita e todos estão convidados.

Rafael Vilela, 24 anos, será o responsável por comandar o debate sobre fotojornalismo e Mídia NINJA, na quarta-feira. É fotógrafo e membro fundador do Mídia NINJA – Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. Integrante do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação da Rede Internacional de Fotojornalismo. Em 2011, teve sua série de retratos “Cabeças-de-Pipa” premiada em 4 categorias no concurso Prix de La Photographie Paris – Px3. Seus ensaios já foram publicados em dezenas de veículos de cultura e ativismo, como a revista canadense Adbusters e a alemã Fluter. Em 2012, documentou a crise dos Guarani-Kaiowá no centro-oeste e a truculenta operação de desocupação de Pinheirinho. Em 2013 fotografou as manifestações de Junho em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foi o enviado especial do NINJA ao Egito para cobrir a deposição do presidente Mohamed Morsi.

Quem lidera o encontro da quinta, tendo como tema A Mulher no Movimento Hip Hop, é Lisia Lira, parte do Coletivo Cultural Boom Clap, integrado a Rede Fora do Eixo e que tem como principal campo de atuação a Cultura HipHop e Urbana. Agregando produtores, agentes culturais, artistas de variados segmentos e pessoas que queriam contribuir com o fomento da cultura e arte em Salvador, o Coletivo Boom Clap têm como objetivo estimular a produção e circulação do material artístico independente em Salvador, principalmente ligado a Cultura HipHop. O Coletivo ambiciona ser um ponto de contato para artistas e produtores culturais e um campo de informação, formação e circulação dos artistas e de suas obras no cenário nacional , regional e municipal.

O Conversas Infinitas é uma série de debates, cada um com um tema inicial apresentado por um convidado e debatido com a plateia. Como o próprio nome sugere, o tema inicial não precisa ser o único do dia, podendo se transformar então em discussões totalmente fora do tema, de acordo com a interação dos participantes. Todos os debates serão transmitidos ao vivo, via #PósTV (internet).

O Conversas Infinitas foi contemplado pelo edital nº 23/2012 – Dinamização de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e é feito em parceria entre a Casa Fora do Eixo Vca com a Universidade Livre Fora do Eixo, projeto de formação do Fora do Eixo, que se distribui em cerca de 450 campi permanentes e temporários em todo o país, unindo mais de 2000 pessoas de coletivos culturais do Brasil. Utilizando-se das ações e eventos da rede como plataformas de circulação de conhecimento e conexão de pessoas, a UniFdE promove atividades de formação livre por todo o país, buscando e envolvendo novos agentes e experiências que se conectam e passam a participar da construção deste laboratório de aprendizagem, gerando um enorme circuito de conhecimentos e tecnologias livres em constante movimento. Possui apoio da Universidade estadual do sudoeste da Bahia, via PROEX – Pro-Reitoria de Extensão.

SERVIÇO

CONVERSAS INFINITAS NO CENTRO DE CULTURA

LOCAL: CENTRO DE CULTURA CAMILLO DE JESUS LIMA

DIAS: 15 e 16/01/2014

ENTRADA: FRANCA



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)