Ações contra a dengue são intensificadas em Conquista

DSC09740-532x399

Com a chegada do verão e o início do período de chuvas em Vitória da Conquista, o mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, encontra ambiente propício para se reproduzir. Por isso é preciso estar atento aos cuidados com a água parada nas residências. Para evitar o aumento de casos da doença no município, a Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Controle de Endemias, vem intensificando as ações em todas as localidades do município.

Para início das ações de 2014, os agentes de endemias realizaram, nas primeiras semanas de janeiro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por aedes aegypti (LIRA), em que foi constatada a infestação de 3,8%. “Com este levantamento em mãos, a Secretaria Municipal de Saúde manterá as ações nos bairros em que o índice está normal e intensificar o tratamento nos bairros em que os números estão mais altos”, explicou coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão.

Para esclarecer as dúvidas quanto à identificação do agente no momento da visita, denúncias de supostos criadouros do mosquito e informações sobre atendimento, sinais e sintomas da doença, a Secretaria de Saúde disponibiliza o seguinte número: (77) 3429-7421. Procure uma unidade de saúde mais próxima, caso apareça os seguintes sinais e sintomas: febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. Fonte: Secom – PMVC



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)