Celular aumenta oito vezes risco de acidente quando o motorista é jovem

restaurante recanto

De acordo com estudo, o motorista sem experiência que estende o braço para pegar o celular aumenta o risco de acidentes em mais de 700%.

Com o uso de acelerômetros, câmeras e dispositivos GPS, bem como outros sensores, pesquisadores estudaram os hábitos ao volante de 42 jovens recém-habilitados e 167 pessoas com mais experiência na direção. Os dispositivos registraram incidentes relacionados ao uso de celular, à tentativa de pegar objetos, ao envio de mensagens via SMS e ao ajuste do rádio e de controles do carro, além do ato de comer e beber dirigindo. Entre os adolescentes, o ato de comer ao volante triplicou o risco de acidentes e o uso de SMS quadruplicou-o.

Digitar um número de telefone foi o ato mais perigoso, que resultou em um risco oito vezes maior de acidentes e incidentes. Entre os motoristas experientes, apenas digitar um número de telefone aumentou de forma significativa o risco de acidentes. O estudo ainda apontou que, de um modo geral, os motoristas passam aproximadamente 10% do tempo com o olhar voltado para outro local que não a estrada a sua frente. Informações do Uol.



Brasil

Comentário(s)