Sétima Arte em Destaque: Prenda-me se for capaz

fainor

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

abagnalepilot

Esse filme comemora em 2014 seu décimo segundo aniversario, e para é aquele tipo de filme que quanto mais vezes você ver , você passar a gostar ainda mais. Logo no inicio da projeção de Prenda-me Se For Capaz, somos apresentados a algo que não costumamos ver todos os dias em que vamos ao cinema: uma abertura simples e de extremo bom gosto. Foi a melhor forma que achei para conseguir expressar o quão satisfeito fiquei ao ver aquela apresentação, que transforma a simples “listagem dos nomes” dos atores e equipe técnica em um verdadeiro espetáculo retro. Mais ou menos ali pela apresentação mesmo, o público já pode ter uma pequena idéia de como será o visual do filme. Aqueles que forem um pouco mais atentos ou assistirem ao filme mais de uma vez perceberão que na própria apresentação há cenas (bem breves) que mostram o que irá acontecer no decorrer do filme, como a perseguição de Hanratty a Frank Abagnale Jr. por diversos locais que, de certa forma, podem ser visualizados ali. Uma verdadeira tacada de mestre de Spielberg ter optado por uma abertura de extremo bom gosto assim, mas se tratando de Spielberg, sempre podemos manter as expectativas lá em cima.

Mas o mais impressionante de tudo, por mais bela que seja, não é a apresentação, o trabalho de Spielberg ou qualquer outro quesito nesse sentido, mas sim o sucesso do filme nas bilheterias. O público, atraído pelos nomes de Steven Spielberg, Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken e Martin Sheen, compareceu aos cinemas mesmo com os produtores não terem gasto absurdos em publicidade com o filme. Também pudera, diante de tantas estrelas assim, quem deixaria passar esse grande filme?

Ele conta a história de Carl Hanratty (Tom Hanks) e de Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio). Hanratty é um agente do FBI que passou anos atrás de um famoso falsário que aplicava golpes em companhias aéreas, bancos, hospitais e enganava qualquer um quando bem entendesse. Frank Jr. chegou a descontar 2.5 milhões de dólares em cheques falsos, magistralmente bem feitos.

A edição do filme de fato é muito bem feita. Fugindo do padrão normal de se contar uma história (do início), Spielberg começa seu mais novo trabalho apresentando os dois personagens mais importantes do filme pelo seu final, não bem um “final”, pois ainda assim a historia se prosseguirá a partir dali mais tarde no filme. Em diversos momentos o diretor alterna as conversas do tempo passado ao presente momento, indo e voltando na linha do tempo do filme entre presente e passado.

Mas realmente uma pessoa rouba a cena em Prenda-me Se For Capaz, e essa pessoa é ninguém menos que seu personagem principal, a alma do filme, Leonardo DiCaprio, que depois desse filme só fez crescer em sua carreira. Conciso, firme, corajoso, arrogante, ambicioso, cara-de-pau, menino… Enfim, há diversos pontos no garoto que traz o público a seu lado durante todo o tempo de projeção da película. Titanic, Diário de Um Adolescente, Gangues de Nova York… Todos filmes excelentes de DiCaprio, contudo, em nenhum desse ele chegou a ficar tão bem caracterizado quanto ficou com Frank Abagnale Jr. Suas cenas são muito bem feitas; duas em particular: logo no início do filme, quando o mesmo despista Hanratty pessoalmente no hotel e na cena em que Frank Jr. dá um cheque falso por uma noite com uma mulher, leva-a para cama e ainda recebe troco. Perfeito!

A direção de arte caprichou no filme. As roupas, maquiagem, os etilos da época… Você realmente vai se sentir transportado novamente as décadas de 60 e 70 enquanto estiver sob o “efeito do filme”. O roteiro não traz nada de excepcional, mas ainda assim diverte a quem assiste e se prende a ele. A direção de Spielberg é sutil, nenhuma obra-prima, mas por diversas passagens do filme podemos notar o dedo do diretor e seu bom gosto.

Finalizando, gostaria apenas de acrescentar que  até hoje, doze anos depois, ainda não encontrei uma pessoa que realmente não tenha gostado do filme e tenha argumentado a favor disso. Prenda-me Se For Capaz é um filme para todas as pessoas de todas as idades e muito provavelmente todos irão curti-lo da mesma forma. Recomendamos! Ah, e não se esqueça: o mais surpreendente de tudo e que deixa o filme com um ar mais “cool” aindasaber que é baseado em uma historia real, e os protagonistas se encontram vivos ainda hoje…



Artigos, Cultura, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)