Adutora do rio Catolé está em fase de testes

adutora 1

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deu início, ontem (9), aos testes operacionais para o funcionamento da Adutora do Catolé, que vai suprir o déficit de água nas barragens de Água Fria I e II, responsáveis pelo abastecimento de Vitória da Conquista. A expectativa é que, até o final deste mês, o novo equipamento já esteja em pleno funcionamento para dar segurança hídrica e encerrar definitivamente o racionamento na cidade. Nesta fase dos testes operacionais, os técnicos da empresa estão verificando o funcionamento de todos os equipamentos do sistema de adução para corrigir eventuais falhas elétricas ou vazamentos.

adutora 2

Com investimento de R$ 33 milhões, a obra emergencial é composta de 15,3 quilômetros de tubulação, três estações elevatórias e um barramento no rio Catolé Grande com uma captação flutuante que terá capacidade para transportar 300 litros por segundo até a barragem de Água Fria II. Atualmente, os rios que alimentam os reservatórios de Água Fria I e II ofertam uma vazão média de 350 litros por segundo, resultando numa retirada diária de aproximadamente 45 mil metros cúbicos para atender o sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista e Belo Campo.

adutora 3

Situação das barragens – As fortes chuvas que atingiram o sertão baiano, no final do ano, não caíram com a mesma intensidade na região das barragens localizadas no município de Barra do Choça, impossibilitando que os reservatórios voltassem a ter os seus níveis normalizados. A represa de Água Fria II, responsável por armazenar 98% da água distribuída em Vitória da Conquista acumulou 4,8 milhões de metros cúbicos, ou seja, 70% de sua capacidade de reservação. Já a represa Água Fria I segue estável com sua capacidade máxima de 174 mil metros cúbicos.



Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Adutora do rio Catolé está em fase de testes

  1. Essa barragem no rio Catolé Grande irá garantir o fornecimento de água para Vit. da Conquista por quanto tempo? Pergunto porque a nossa cidade cresce muito e o governo estadual só agiu por conta da crise no fornecimento, que caiu na mídia e virou manchete nacional. Ainda bem que a PMVC está buscando recursos para a construção da outra barragem no Rio Pardo.

Comentários fechados