Sétima Arte em Destaque: Albert Nobs

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

695x350xzznobbs5.jpg.pagespeed.ic.pA6jsUf3-h

O grande trunfo desse filme , sem sombra de duvida são as atuações de Glenn Close e Janet McTeer, embora o trabalho da primeira seja muito mais convincente. Sempre fui um grande admirador dessa grade atriz que infelizmente ainda a academia não soube ainda reconhecer seu trabalho, embora já ter sido indicada varias vezes ao Oscar inclusive por esse papel . Albert Nobbs , um homem muito reservado, é o principal garçom de um hotel de luxo em Dublin. Mas, apesar de sua excentricidade peculiar, Albert guarda um segredo que passa desapercebido por todos: o garçom é, na verdade, uma mulher.

Mas mesmo para o espectador que sabe que Albert é uma mulher, o personagem permanece rodeado de mistérios. Quando ela passou a viver como homem? Por que se transformou? Foi uma escolha imposta ou deliberada? Não se pode dizer que a feminilidade não transpareça nos disfarces masculinos das personagens, mas, curiosamente, é em uma cena onde os personagens de Glenn Close e Janet McTeer decidem dar uma volta vestidas como mulher, que as atrizes mais se parecem com homens de verdade.

 

Nessa cena o trabalho de Glenn Close é realmente incrível. Apesar de mostrar mulheres que vivem como homens, e estas, como homens, chegarem a se apaixonar por outras mulheres, o filme Albert Nobbs não parece ser uma obra que intencione discutir o tema do homossexualismo. O longa tem um ritmo calmo e traz poucos momentos empolgantes durante a narrativa, mas é um belo retrato de uma época e uma história por si só interessante. Glenn Close interpreta um dos papéis mais desafiadores de sua carreira.



Artigos, Educação, Internacional, Vitória da Conquista

Comentário(s)