MEC libera consulta às vagas do Sisu

O Ministério da Educação disponibilizou nesta terça-feira (31) a consulta para as vagas que os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever na edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita no site sisu.mec.gov.br.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (6). De acordo com as regras, as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de janeiro, considerando o horário oficial de Brasília.

Em outubro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a previsão de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 seria feita na primeira semana de janeiro. A nota do Enem é usada para selecionar os estudantes em cursos de instituições de ensino superior públicas estaduais e federais pelo Sisu.

Nesta edição, a única nota válida no Sisu é a do Enem 2013, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na prova de redação.

O Sisu vai reservar até 25% das vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Como participar

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre os dias 6 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Sistema de ação afirmativa

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições de ensino superior públicas serão destinadas a alunos oriundos de escola pública. Dentro desse grupo, metade das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de as instituições serem obrigadas a oferecer pelo menos 25% das vagas nessas condições no próximo ano, elas são livres para aplicar outras medidas de ação afirmativa com as demais vagas.

Resultados

No dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Cronograma do Sisu 2014

Início das inscrições: 6 de janeiro

Fim das inscrições: 10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)

Primeira chamada: 13 de janeiro

Matrícula da primeira chamada: 17, 20 e 21 de janeiro

Segunda chamada: 27 de janeiro

Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro

Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59)

Com informações do G1



Bahia, Brasil, Educação, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)