Encontro de Ternos de Reis marca última noite do Natal da Cidade 2013

fainor

foto 2

A última noite do Natal da Cidade 2013 ficou marcada pela diversidade de luzes e cores. Não apenas pelas luzes coloridas que compunham a decoração da festa, mas, principalmente, pelo colorido que acompanhava os artistas dos ternos de reis. Com roupas vibrantes e com a tradicional animação, os ternos de reis de diversas localidades conquistenses subiram ao palco da Barão do Rio Branco nesta quarta-feira, 25.

Ao todo, 15 ternos participaram do já tradicional encontro que marca a celebração cultural. Em clima de alegria e companheirismo, cada um apresentava uma canção e se preparavam para retomar a cantoria no Memorial do Reisado. O primeiro a se apresentar foi o Terno de Reis de São Sebastião, comandado pelo mestre Vivaldo Barbosa Sena. “É ótimo tocar no Natal da Cidade. É uma forma de preservar nossa cultura que estava escondida. Eu toco há trinta e cinco anos e meu filho que tem 23 já está me acompanhando”, comentou o mestre.

foto 1

 

O mestre Ednito Ferreira, do Terno de Reis da Santa Marta, participa do Natal da Cidade há quatro anos e considera a oportunidade gratificante. “A gente se sente muito bem de participar, porque o pessoal gosta e aplaude muito. Por onde passa, o terno é elogiado. Nós somos muito gratos à Prefeitura e à comunidade que nos dá esse apoio. Eu sou católico e gosto muito de reis. Meus tios, meu avô e meu bisavô, todos eram reiseiros”, contou.

Valdeci Xavier, mestre do Terno Santo Reis, do povoado de Volta Grande, guarda a tradição de reis desde os 14 anos. “Eu toco há cinquenta anos. Aprendi com meus irmãos e minha cabeça, e, de pouquinho em pouquinho, cheguei lá. É muito bom cantar no Natal da Cidade. Melhor do que esse, só o vindouro”, afirmou Valdeci. No Terno Santo Reis é Brasileiro, do povoado de Cabeceira do Jiboia, todos os participantes são parentes.

Os nove familiares cultivam a tradição há muito tempo e há quatro anos se apresentam no Natal da Cidade. “Nós já tínhamos essa tradição de cantar. Com o resgate do Natal da Cidade, ficou muito bom para nós. É uma alegria”, disse o mestre Manoel de Jesus Silva. Fonte: Secom – PMVC



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)